Páginas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ayurveda: Os Poderes do Coco e o Verão

Por Cristina Chiang

O coco (Cocos nuficera ou narikela kula, como é chamado em sânscrito) é amplamente utilizado no Ayurveda em todas as suas formas. É tradicional dos países tropicais e encontrado de forma nativa somente nas costas litorâneas. A razão pela qual a mãe natureza coloca este ingrediente precioso em locais quentes deve-se ao fato de este ser um equilibrador de pitta.

O coco é ao mesmo tempo nutritivo e resfriante, ambas as características muito importantes no equilíbrio do fogo interno. No verão, deve ser um aliado constante das pessoas de dosha dominante pitta, mas também dos demais, uma vez que tem múltiplas aplicações:

Água de coco: internamente refresca e repõe sais perdidos pela transpiração. Ajuda no controle dos sucos gástricos, extremamente “provocados” à beira-mar - por uma dieta rica em peixes e crustáceos, geralmente regada a bebidas alcoólicas. Externamente, é um excelente tônico da pele e possui propriedades cicatrizantes.

Óleo de coco: o melhor óleo para pitta pode ser usado pelos outros doshas nesta estação de dias extremamente quentes. Refresca e nutre a pele e é de fácil absorção mesmo se aplicado a temperatura ambiente. O odor adocicado tem propriedades calmantes.

Castanha: extremamente nutritiva é a parte mais "quente" da fruta. Excelente alimento para vata, uma vez que estimula o intestino grosso por ser oleosa e rica em fibras.

Leite de coco: excelente hidratante além de muito refrescante. Caso abuse do sol, automassagens com leite de coco ajudam a cuidar da pele e evitam o ressecamento que leva à descamação.

Foto: Huan Gomes

Cristina Chiang é formada em administração, trabalhou por 17 anos no mundo corporativo em atividades ligadas a planejamento e gestão de pessoas. Durante este tempo, o acaso a colocou em contato com a Ayurveda, ciência com a qual se identificou imediatamente e pela qual, com verdadeira paixão, foi levada a profundos estudos e pesquisas no Brasil e exterior. Cristina dá cursos de Ayurveda, com especialização em beleza, em São Paulo e Uberlândia.
www.cristinachiang.com, www.ciymam.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário