Páginas

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Inteligência Antiestresse

Por Madu Cabral

O estresse não está mais restrito às pessoas que chegam em casa infelizes com seus trabalhos no fim do dia. Quem adora o que faz, tende a esquecer de suas necessidades e bem-estar, ocupa mais tempo e energia do que deveria e uma hora o estresse aparece.

O professor de Power Yoga, Anderson Allegro, diretor da Aliança do Yoga, dá soluções “yóguicas” para manter a calma e a saúde.

Com as exigências da vida moderna, como encontrar o limite entre eficiência e estresse?
O que caracteriza a eficiência é a capacidade de fazer algo sem esforço. Se existe esforço ou estresse é porque ainda não somos eficientes no que estamos tentando fazer. Por exemplo, para um chef de cozinha, cozinhar é algo simples, basta olhar o que tem na geladeira, combinar tudo e fazer um prato saboroso. Para alguém que não sabe cozinhar, esse processo será longo e tenso: sair para comprar ingredientes, processar tudo, cuidar do tempo que o alimento fica no fogo etc. Assim, para mim, eficiência e estresse se excluem mutuamente. Porém, mesmo se nos dedicamos a fazer apenas as coisas nas quais somos eficientes, é preciso prestar atenção no tempo que cada atividade leva e não se sobrecarregar. Mesmo o chef de cozinha, se tiver que fazer oito pratos em 15 minutos, poderá ficar estressado, pois o tempo que tem não será suficiente para a tarefa. Acho que um dos males da vida moderna é que nos tornamos eficientes em várias coisas e queremos fazê-las todas, mas nosso tempo continua sendo o mesmo de sempre: 24 horas.

Quais práticas e técnicas podem ajudar a estabelecer esse limite?
A Yoga Nidra (relaxamento profundo) é a técnica que diminui os níveis de estresse. Quando estamos equilibrados e conectados conosco, passamos a perceber quando forçamos nossa natureza para realizar algo e o nível de exigência daquela tarefa. A clareza mental dada pela Yoga Nidra, e amplificada pela meditação, nos permite refletir e fazer escolhas melhores. Podemos focar naquilo que somos eficientes e deixar de nos esforçar tanto.

Anderson Allegro é professor de Yoga há mais de 20 anos e biólogo. Estuda e ensina essa disciplina desde os 18 anos e viajou à Índia várias vezes para aprimorar-se. Aprendeu Ashtanga Yoga com Baptiste Marceau, professor francês, discípulo de Pattabhi Jois e participou do Planet Yoga Teacher Training com Leeann Carey em Hermosa Beach, Califórnia. Tem feito palestras sobre Yoga em encontros de professores e praticantes de Yoga em Florianópolis e São Paulo. Atualmente, dirige o Aruna Yoga, onde ministra o Curso Livre para Formação de Instrutores de Power Yoga há mais de dez anos. É o criador e apresentador do DVD POWER YOGA, volume 1 e 2, da Editora Qualidade de Vida. É diretor e um dos idealizadores da Aliança do Yoga. www.arunayoga.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário