Páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Respire fundo!

A respiração é um ato comum que nem sempre tem a atenção que merece. Mas quando sentimos o nariz congestionado, aí sim, lembramos como é bom respirar livremente!

Quem mora nas grandes cidades, sente de perto os efeitos da poluição e está mais sujeito a ter problemas respiratórios e alérgicos.

A sabedoria do Yoga pode ajudar a aliviar esses problemas com uma técnica simples e barata, chamada jalaneti.

Basta pegar meio litro de água filtrada e fervida e misturar com uma colher de sal, de preferência sal marinho. Utilize a água ainda morna (a temperatura deve ser em torno de 36 graus). Coloque num recipiente limpo, preferencialmente num pote de cerâmica, o jalaneti. Caso não tenha, pode utilizar outro recipiente que tenha uma abertura, como uma ponta de bisnaga. O mais importante é que seja higienizado antes da utilização. Coloque a mistura da água morna com o sal dentro do recipiente.

Siga os seguintes passos: introduza a ponta do pote em uma das narinas e deixe que a água escorra lentamente para dentro dela. A água não deve ser introduzida com força. O movimento deve ser suave, e a água deve entrar por uma narina e começar a sair pela outra. Para que isso aconteça com facilidade é preciso ficar na seguinte posição: pernas meio abertas, tronco inclinando em 45 graus para frente e cabeça ligeiramente inclinada para frente e para a lateral olhando para cima, ou seja, numa posição oblíqua que irá facilitar a entrada da água por uma das narinas.

Depois de lavar a narina com metade da água preparada, assoe o que restou de água pela narina, tapando a outra. Depois repita o processo do outro lado!

Faça sem pressa. Relaxe e deixe a água morna limpar as vias respiratórias.

A sensação de alívio é imediata! Simplesmente gratificante.

Adriana Vieira é jornalista e instrutora de Yoga em Santos, e pós-graduada pela FMU, com especializações em Yoga Pré-natal (GAMA- Grupo de Apoio à Maternidade Ativa e Escola Carmen Perez). www.namaskaryoga.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário