Páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Yoga Pré-natal

por Adriana Vieira

Um cheiro suave de incenso de lavanda, algumas estátuas de deuses hindus, uma foto do Dalai Lama e duas lindas estatuetas de grávidas passando a mão carinhosamente em seu próprio ventre! É nessa sala com paredes amarelas clarinhas, quadros de cores suaves e almofadões fofos, que as futuras mamães fazem aula de Yoga Pré-natal! Algumas já praticavam Yoga, mas a maioria começou depois de saber que estava gerando um novo ser!

Música suave também faz parte desse ambiente! As mamães vão chegando, e vão logo tirando os sapatos antes de entrar na sala, pois o lugar da prática deve ser limpo e tratado como um ambiente sagrado.

É nessa "horinha" de prática que muitas mamães acabam sentindo o primeiro "mexer" de seu filho em seu ventre. Outras mães, muito atarefadas com os afazeres diários, não têm muito tempo para curtir a gravidez, pois vivem na correria do dia a dia, trabalho fora de casa, trabalho em casa, outros filhos, enfim, aqui, na sala de prática, tudo é elaborado com muito cuidado pra que esse momento tão especial na vida de toda mulher seja realmente enaltecido e traga boas lembranças sempre.

Então, vamos ao momento presente. Isso mesmo! Significa estar onde se está, no aqui, agora. Isso é Yoga.

Através da respiração, dos pranayamas, a mente começa a se aquietar! Vamos trazendo as mamães para o momento presente, respirando, exalando… uma mão no ventre, outra no coração, sentadas, coluna ereta, inspirando e expirando, sempre, pelo nariz!

Chega a hora de trabalhar o corpo físico, os asanas, posturas. A cada aula trabalhamos um grupo muscular que deve ser fortalecido durante esse período de gravidez! Pernas e coxas, assoalho pélvico e períneo, coluna lombar e cervical, braços e pulsos, ombros e pescoço; e alongando outros músculos. Alongamos a pélvis, as pernas, coluna etc. Bom, mas cuidado com um detalhe! Se notar que durante a gravidez a sua flexibilidade aumentou muito, não ultrapasse seu limite normal de alongamento! Nada de se alongar até sentir dor! A mulher recebe uma enxurrada de novos hormônios nesse período, e um deles é a relaxina, que vai preparando o corpo para uma maior abertura pélvica, para a hora do parto! Mas esse hormônio já começa a agir, e pode facilitar torções de tornozelos, pés e pernas! Então, nada de salto muito alto para não facilitar tombos e torções! Cuidado com você e seu bebê!

Bem, voltando a nossa aula, chegou a hora de equilibrar-se e conhecer um pouco mais seu novo “eixo”. Então, as posturas da árvore, Vrkasana, em que ficamos apenas com um dos pés no chão, ou mesmo a Utkasana, quando abaixamos fazendo uma meia ponta nos pés até ficarmos de cócoras, são alguns asanas em que vamos descobrindo nosso novo ponto de equilíbrio, que vai mudando a cada mês, com o crescimento do bebê e da barriga! Um ótimo exercício de concentração e autoconhecimento!

Chegada a hora do relaxamento, as gestantes devem se deitar na lateral esquerda de seu corpo (pra facilitar o encaixe do bebê para o parto) e colocar almofadas debaixo da cabeça, pra a coluna alinhada. Outro detalhe importante é colocar uma almofada ou cobertor entre as pernas, pra deixar as pernas relaxadas. Posição correta, agora é só relaxar, o que não significa dormir, nem se desligar! Relaxar é deixar tudo que está fora, do lado de fora, e se concentrar no momento presente, na sua respiração, e em como você está se sentindo.

Yoga significa união! É a união principalmente de você com seu lado mais divino, sua real essência! Desligue-se dos seus rótulos (esposa, profissional, mãe, filha etc.) e então comece a se descobrir. Concentre-se em seus mais profundos sentimentos. Vá cada vez mais se aprofundando e deixando fluir seus sentimentos, emoções; e vá se conhecendo mais e melhor! Uma dica que dou para minhas alunas é que escolham uma frase que as acompanhe durante toda a gravidez no período do relaxamento! Uma frase que traga os sentimentos que você quer passar para o seu bebê, e geralmente, essa frase se torna um elo muito profundo entre a mãe e seu filho! Pode ser apenas uma palavra: amor, bem-vindo, te amo, sou grata etc.! Pode ser uma ideia:
Sou grata por esse momento de união entre meu filho e eu. Terei um parto feliz. Você, meu bebê é muito bem-vindo, estou te aguardando com todo meu amor!

Seja frase, palavra ou ideia, tem que ser sua e tem que vir do coração, pois o importante é que você sinta essa frase com seus cinco sentidos! Sinta o amor pelo seu filho, sinta o cheirinho dele, sinta sua pele macia, e sinta gratidão por estar gerando um ser humano, sinta felicidade! E assim a prática terá bons resultados, pra você e por seu bebê! Boa prática!

Algumas dicas para começar a praticar:

- Chegue alguns minutos antes da aula para ir se aquietando.
- Use roupas confortáveis e de preferência não sintéticas.
- Desligue o celular e pagers.
- Desligue-se de todos os assuntos externos, agora é hora de Yoga, então concentre-se no agora.
- Tire joias, bijuterias e acessórios.
- Não coma nada muito pesado antes da prática (frutas, chás, bolachas leves e barrinhas de cereais são mais indicados).
- Não tome banho logo após a prática (aguarde duas horas se possível).
- Não faca posturas invertidas e nem em decúbito ventral durante a gestação.

Adriana Vieira é jornalista e instrutora de Yoga em Santos, e pós-graduada pela FMU, com especializações em Yoga Pré-natal (GAMA- Grupo de Apoio à Maternidade Ativa e Escola Carmen Perez). www.namaskaryoga.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário