Páginas

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Descubra qual o seu dosha

Marque um ponto para cada afirmação correta e veja qual é o dosha predominante em sua constituição. O teste abaixo foi indicado pelo médico ayurvédico indiano Dr. Lele.

Vata
1 Ando, falo e ajo rapidamente
2 Aprendo coisas rapidamente
3 Esqueço coisas rapidamente
4 Sou espontâneo, animado e falante
5 Tendência a ser magro e a perder peso facilmente
6 Tendência a ter os e s frios
7 Tendência à pele seca, principalmente no outono e inverno
8 Tendência a ficar emotivo, ansioso ou preocupado rapidamente
9 O frio é o clima de que menos gosto (frio, seco e com vento)
10 Normalmente tenho dificuldade em tomar decisões
11 Tendência a ter gases e constipação intestinal
12 Tendência a sono leve, agitado e demoro a dormir
Total de vata

Pit ta
1 Tenho digestão forte, posso comer bastante tudo que quiser
2 Fico irritado ou desconforvel se pular ou atrasar uma refeição
3 Tendência a transpirar facilmente, axilas ficam geralmente úmidas
4 Não gosto de calor, prefiro muito frio a muito calor
5 Fico impaciente ou bravo facilmente
6 Tendência à ordem, precisão e aperfeccionismo
7 Raramente ou nunca tenho intestino preso, pelo contrário, tendência a diarréia
8 Gosto de comidas e bebidas frias
9 Tenho o intelecto aguçado e falo com clareza e objetividade
10 Tendência à constituição física moderada
11 Posso ser cabeça-dura e teimoso
12 Tendência a cabelos finos ou leves, grisalhos ou queda prematura
Total de pitta

k apha
1 Consigo pular uma refeição sem muito desconforto
2 Não me altero facilmente, tenho uma mente pacífica
3 Meu caminhar é lento e esvel, trabalho com ponderação e facilidade
4 Tendência a acúmulo de muco, congeso, sinusite, alergias ou asma
5 Tendência a ganhar peso e me tornar rechonchudo
6 Preciso de pelo menos 8 horas de sono por dia
7 Sem tendência a ficar bravo, impaciente ou irritado com facilidade
8 Tenho pele macia e suave
9 Pessoas me dizem que tenho a natureza doce
10 Não sou pido, mas tenho boa resistência attica
11 Não gosto de clima frio e úmido
12 Aprendo lentamente, mas tenho uma memória excelente

Total de kapha

Saiba mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário