Na cultura védica, dois grandes valores são enfatizados: satyam (verdade) e daanam (doação ou contribuição).
O indivíduo não pode evitar viver em grupo, em sociedade. Aliás, é por meio do relacionamento e da troca com os outros que crescemos. Dependemos da ajuda dos outros - a princípio dos pais, da família e dos professores - para a nossa sobrevivência no mundo. O que marca a fase adulta de uma pessoa é que ela passa a também colaborar para o sucesso de sua sociedade, com sua aptidão, inteligência e criatividade.
O ser humano é muito preso às suas necessidades e desejos, gasta muito de seu tempo pensando sobre si mesmo e suas posses. Quando amadurecemos como pessoa, conseguimos olhar o outro e suas necessidades.
Para que haja crescimento emocional e espiritual, a pessoa deve olhar para o outro, para a sociedade ao seu redor e oferecer sua contribuição. A Bhagavdgita diz no capítulo 3 que só se alcança o bem maior por meio da ajuda mútua.
Daanam é dar o que pode e ao mesmo tempo aquilo que o outro necessita; dar para uma boa causa, com a atitude de respeito, pois o doador é o principal beneficiário de sua doação, e se o outro não receber, não haverá doação.
Gloria é professora de Vedanta e sanscrito e diretora do Vidya Mandir no Rio de Janeiro. www.vidyamandir.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário