Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bom Dia Yoga



Texto e Ilustração por Madu Cabral


"O sucesso no Yoga depende de esforço, determinação destemida, audácia, conhecimento discriminativo, perseverança, fé (nos ensinamentos do mestre) e afastamento de toda companhia (supérflua)." – Gherandha Samhita, I:16


Com a chegada do inverno, fica cada vez mais difícil pular da cama para o tapetinho, mas transformar sua prática do Yoga na primeira atividade do dia pode ter muitas vantagens.


Pode parecer mais difícil e dolorida a prática matutina, mas, por passarmos horas deitados enquanto dormimos, o corpo está mais rígido e agradece um pouco de movimento para engrenar nas atividades do dia. A professora Thais Faleiros explica que "a prática de manhã nos deixa mais energizados, os asanas nos ajudam a "espalhar" inteligência pelo corpo e podemos manter isso durante o dia inteiro".


Um dos cuidados a serem tomados quando praticarmos ao pularmos da cama é aquecer o corpo lentamente. "Como nossos discos intervertebrais estão mais hidratados pela manhã por causa das horas de repouso – o que é bom para nós – podem fazer mais pressão em nossa coluna e aumentar os riscos de lesões", adverte o professor de Yoga e educador físico Pedro Bara.


A prática de manhã pode garantir também uma noite melhor de sono. Thais acrescenta que, dependendo dos horários e do estilo de prática, algumas pessoas podem sentir dificuldade para dormir, principalmente se no fim da aula não fizerem um bom relaxamento.


A disciplina, que é parte importante da filosofia do Yoga, também pode ser beneficiada com a mudança de horário. A prática de asanas, segundo a tradição, deve ser a primeira coisa que fazemos no dia. Thais ainda cita a vantagem de que "quando praticamos de manhã nos livramos da tensão de ter que arrumar um tempo em nossa agenda para isso".


Nosso cotidiano normalmente nos leva a atividades mentais intensas, praticar no fim de um dia desses pode significar levarmos nossos problemas para cima dos tapetinhos. Thais complementa que "de manhã sua mente está mais livre e aberta para a prática, descansada". Isso pode significar maior concentração e clareza de mente no dia a dia.


Organizar sua agenda para começar o dia com Yoga pode significar um estado físico e mental mais receptivo para as atividades que estão por vir. É uma transição suave entre o estado de inércia no qual passamos a noite para o ritmo alucinante das nossas atividades diárias.


Fontes:

Thais Faleiros: aulas e cursos AQUI.

Pedro Bara: aulas e cursos AQUI.



Nenhum comentário:

Postar um comentário