Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Saúde no Inverno

Por Mariana Mesquita

Com a temperatura mais baixa e o clima mais seco, o cuidado para equilibrar o corpo e mantê-lo aquecido e nutrido deve ser redobrado.

Sabemos que todos os doshas (biótipos to Ayurveda, saiba mais AQUI) estão presentes em nosso corpo em proporções diferentes. Vata (saiba mais AQUI) é formado pelos elementos ar e éter, considerado o mais frio e seco dos doshas e por isso é associado ao inverno.

É comum percebermos o aumento desse dosha no nosso corpo e mente pela pele mais seca, as articulações mais rígidas, a mente agitada e ansiosa.

O Ayurveda nos ajuda a equilibrar esses sintomas com a alimentação e algumas mudanças comportamentais, tais como:

Dê preferência a alimentos cozidos, aumentando o consumo de sabores doce, ácido e salgado (batata-doce, tâmaras, berinjela, mandioca), além das oleaginosas (amêndoas, nozes, macadâmia) e não se esquecendo das maravilhosas especiarias como o açafrão da terra, gengibre, noz-moscada, pimenta do reino, cravo e canela.

O Yoga e a meditação são práticas extremamente benéficas para equilibrar o organismo, através das posturas específicas para vata, os pranayamas (exercícios respiratórios) que aquecem o organismo, yoganidra (técnica de relaxamento profundo) que relaxa mente e corpo, uma verdadeira união entre alma individual e a consciência suprema, o mais eficaz e poderoso meio para a autorrealização.

A meditação também tranquiliza, aquieta, nos faz perceber nosso mundo interior. É por meio dela que podemos nos conhecer melhor, escutarmos a nós mesmos, é o caminho para um dia a dia mais claro, transparente, o momento do nosso dia em que estamos em contato com nós mesmos.

Portanto, para pacificar vata é necessário nutrir, aquecer, acalmar e também lubrificar.

A automassagem e outras técnicas utilizadas pelo Ayurveda para lubrificar o corpo também são eficazes. Podemos usar óleos como ghee (manteiga clarificada), gergelim, amêndoas doces, semente de uva, aplicando e massageando as articulações, os órgãos do abdômen, pernas, pés, enfim, onde desejar.

Uma rotina saudável, incluindo uma alimentação mais nutritiva associada à prática de Yoga e meditação, certamente fará dessa estação do ano um convite para a introspecção e satisfação que o inverno vem nos proporcionar.

Mariana Mesquita é terapêuta ayurvedica, praticante de Yoga e proprietária do restaurante Maha Mantra Culinária Saudável www.mahamantra.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário