Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ayurveda para todo mundo: O dia dos namorados ayurvédico


Por Cris Chiang
Foto: Marlei Caroli

Muitas são as opções oferecidas para se fazer ou oferecer no dia dos namorados, entretanto, poucas delas consideram a permanência do presente para o ser amado ou como ele pode fazer diferença na vida da cara metade. Cuide da saúde dele(a) e de tabela da sua!

O Ayurveda também considera alimento ou veneno tudo que estimule os cinco sentidos. Portanto, você pode lançar mão de muitos recursos para estimular saudavelmente o objeto do seu afeto:

• Paladar: prepare um jantar saudável, com ingredientes orgânicos e cheios de especiarias que, além de literalmente “apimentar”, façam com que sua noite se prolongue saudavelmente e seja inesquecível. Abuse da canela, pimentas vermelhas, açafrão, gengibre e hing – todas estas especiarias são usadas em receitas e compostos afrodisíacos pelo milenar Ayurveda.

• Audição: tudo que for suave e repetitivo vai espantar a afobação de qualquer apressadinho e, se quiser ir além neste universo, existem mantras que pacificam as aflições santificam o ato de fazer amor. Om Kama Pujitayei Namaha.

• Olfato: todos os aromas adocicados e amadeirados evocam a terra, e isto gera resistência e força (dispensa comentários).

• Visão e tato: para estes sentidos, pode-se fazer uma combinação de estímulos que pode levar até o mais recatado pensar em reescrever o Kama Sutra.

Abaixo uma receita tridosha (saiba mais sobre os doshas AQUI) que, além de cuidar da pele do seu amado(a), é extremamente aconchegante e também deliciosa para os olhos:

Esfoliação suave seguida de banho de imersão
AVISO: as formulações abaixo são “comestíveis” e o Ayurveda recomenda que o doce seja o primeiro sabor ser ingerido em uma refeição; e bendito seja o Agni (fogo digestivo, saiba mais AQUI)!

Parte I - Esfoliação
2 copos de açúcar demerara orgânico
½ copo de coco seco ralado
½ copo de manteiga ou óleo de coco pré-aquecido em banho-maria até liquefazer totalmente em temperatura mais quente.

Despeje a manteiga/óleo sobre o açúcar até perceber que uma parte do açúcar se derrete. Misture bem e aplique ainda morno sobre o corpo em movimentos circulares, suaves e horários.

Parte II – Imersão
Prepare uma decocção forte de canela em pau em um litro de água. A proporção ideal para ser diluída em uma banheira convencional é de 300 gramas de canela para um litro, e deve ser fervido por pelo menos 15 minutos em fogo médio, fazendo um chá bem concentrado.

Na banheira, despetale 12 rosas vermelhas já abertas. Despeje o chá de canela e ligue a água quente para fazer uma infusão das pétalas junto com o chá da canela.

Entre na banheira com a mistura do esfoliante sobre o corpo. Não use sabonetes depois deste banho, retire os excessos com a própria mistura preparada na banheira. Enxugue o corpo com uma toalha fina, de puro algodão (evite as muito felpudas).

Cris Chiang é especialista em beleza e alimentação pela Ayurveda (“Swasthawritta”), área em que atua há 9 anos. É formada no Brasil pela Escola Yoga Brahma Vidya, aonde hoje atua também como professora da equipe do Dr. José Ruguê. Possui especialização e vínculos na seguintes instituições na Índia: International Academy of Ayurved, Maraharstra; School of Ayurveda & Panchakarma, Kerala; Ayurvedic Medical College of Bangalore (Karnataka), Ramakrishna Mission (West Bengal); Sri Jayendra Saraswathi Ayurveda College & Hospital, (Tamil Nadu). Realizou diversas pesquisas em SPAs, Centros Ayurvédicos e de promoção de saúde na Ásia (Indonésia, Cingapura e Malásia), Estados Unidos (Havaí, Flórida e Nova York) e Europa (França, Áustria, Alemanha e Portugal). Também atua no segmento coorporativo em parcerias de consultoria para desenvolvimento organizacional.



Um comentário: