Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Todo dia


Alguns dos métodos de Hatha Yoga mais populares nos dias de hoje são sequências fixas de posturas. Esse é o caso do surya namaskar (saudação ao sol), sequência clássica de asanas praticada por diferentes métodos.

O método mais popular com sequências pré-determinadas é o Ashtanga Vinyasa Yoga, com seis séries fixas, cada uma com um propósito e um grau de dificuldade. Da forma como é ensinado hoje, o aluno de Ashtanga "ganha" novas posturas conforme vai evoluindo na prática.

Outro método atualmente muito praticado no Brasil é o Sattva Yoga, criado pelo professor chileno Gustavo Ponce. Saiba mais sobre as vantagens e cuidados que temos com esse tipo de prática.

Qual o benefício de praticar uma série pré-determinada? Principalmente criar uma rotina. Dizem que ter rotinas não é bom, que é chato, mas na prática do Yoga a rotina nos leva naturalmente a praticar mesmo sendo a mesma prática todos os dias. Por outro lado, a falta de rotina nos faz ser irregulares em nossa prática.

Qual o benefício de fazer todos os dias basicamente os mesmos asanas? Se os asanas foram selecionados cuidadosamente de forma que sejam efetivos e benéficos para mobilizar a energia em todo o corpo, fortalecer e alongar toda musculatura interna e, ao mesmo tempo, foram selecionados por seus benefícios sobre a mente, então fazer todos os dias os mesmos asanas é muito bom. A cada dia podemos avaliar nossos progressos quando se trata das mesmas posturas. Se cada vez praticamos asanas diferentes não temos pontos de comparação.

Como adaptar uma sequência pré-determinada às necessidades de cada corpo? É um processo de investigação. Ao fazer uma sequência pré-determinada, o praticante deverá medir o grau de dificuldade que os asanas, dentro da sequência, podem ter e ao mesmo tempo sentir seus efeitos sobre o corpo e a mente. Os asanas difíceis de serem feitos ou que produzem algum tipo de dor, devem ser descartados. É uma situação típica de tentativa e erro.

Qual a importância de um professor no caminho do Hatha Yoga? Quando alguém se inicia no caminho do Yoga e está feliz com seu professor é bom permanecer fiel por algum tempo. Mas quando adquire conhecimentos teóricos e práticos e o corpo responde a novos desafios, é conveniente investigar os ensinamentos de outros professores e métodos de Yoga. Assim, o praticante de Yoga deve ser como uma abelha que recolhe pólen de muitas flores para fazer seu próprio néctar.

Frequentemente, trabalho com sequência pré-determina, mas frequentemente as adapto ao meu estado emocional e não pratico sempre o mesmo método. Minha rotina já está firmemente estabelecida, o que não está estabelecido é o que pratico a cada dia. Em todos os casos, nunca deixo de praticar pranayamas (exercícios respiratórios) e meditação antes e depois de uma prática de asanas.

Curso Relacionado: 
Curso Intensivo Especialização em Sattva  Yoga com Gustavo Ponce (Chile)
Data: 14 à 26 de fevereiro
Local: Canal Om (Chile)
Infos.: AQUI  


Um comentário: