Páginas

terça-feira, 28 de julho de 2009

Paz e saúde

O especialista em medicina ayurvédica, Vedanta e astrologia védica, Dr. David Frawley, explica como o Yoga e a meditação podem melhorar nossa qualidade de vida
Por Madu Cabral
Tradução: Xênia Quirino


1. Por que temos tanta violência nos dias de hoje?
A raça humana tem uma longa história de violência que pode ser comprovada rapidamente por estudos históricos. A história de nossa espécie contém muitas guerras e conquistas que frequentemente resultam em genocídios. Hoje essa agressividade ainda persiste, apesar do desenvolvimento externo da civilização pela ciência e tecnologia. É manifestada na economia, política e até nas religiões pelo mundo, enquanto as pessoas competem para acabar com recursos naturais e fontes de energia. A mídia também prefere dar mais atenção e promover conflitos e violência, os quais conseguem melhor cobertura e atraem um público maior. Nossa sociedade moderna, que é tão unida mundialmente em termos econômicos, é também mais vulnerável a ataques terroristas, os quais no passado só tinham ação local. Então a violência prevalece em nosso mundo apesar de todas as missões de paz. No entanto, somos nós mesmos que promovemos esta violência de acordo com nossa conveniência e depois tentamos reduzi-la quando ela começa a ser um problema para nós. O que precisamos fazer é reduzir a violência como um todo, removendo as suas raízes de nossa sociedade e de nós mesmos.

2. Como podemos trazer mais paz para nossas vidas? Há um exemplo prático?
Primeiramente temos que lidar com nossa violência interior e removê-la de nossos corações e mentes. A paz está sempre presente. É a verdade universal. Se não temos paz em nossas vidas, é porque de alguma forma estamos promovendo violência e desvalorizando a paz. O que fazemos na vida reflete nossas intenções. Uma das melhores coisas que podemos fazer é começar e terminar nosso dia com orações de paz para todos os seres, não apenas uma determinada comunidade humana, ou apenas os seres humanos. Se nossos corações e mentes estão enraizados no desejo pela paz, então a paz tem mais chances de se manifestar em nossas vidas. A questão é que este desejo deve ser profundo, de coração, não apenas um ímpeto passageiro, ou uma atitude isolada para cair na graça dos que possam estar observando.

3. Como a Ayurveda pode ajudar a nos aproximar da paz?
Ayurveda é uma forma de medicina que tem como premissa que a vida é sagrada, ajudando-nos a acessar o poder universal da paz. Uma dieta natural e vegetariana propicia calma e paz para nossa mente, além de reduzir a violência advinda da morte de animais para consumo alimentar. O uso de ervas e massagens para desintoxicar o corpo auxilia na remoção de drogas e poluentes que agitam nossa mente e nossos sentidos, nos deixando mais violentos e agressivos. Quanto mais estamos em harmonia com a natureza, respeitando a vida como sagrada, mais próximo estamos da paz. Se nossa medicina está embasada em violência, então a paz será difícil. No entanto se a medicina refletir paz, então a paz será mais fácil de atingir. A Ayurveda nos propicia esta medicina de paz.

4. E a prática de asanas? E o Yoga?
Asanas nos ajudam a acalmar o corpo e liberar padrões de agitação e agressão armazenados em nossos músculos, ossos e nervos. Pranayamas, práticas de respiração de Yoga nos ajudam a acessar nossa energia vital internamente, neutralizando nossos padrões de agressão que conduzem nossa energia para fora. O Yoga nos ensina a acessar nossa mente e nossos sentidos internamente, propiciando cura e transcendência de nossos ímpetos exteriores. Yoga num sentido mais amplo de meditação é necessário para criar paz interna mais permanente. Sem meditação em nossas vidas, será difícil que encontremos paz em qualquer outra coisa que venhamos a fazer.
Yoga tem a ver com busca de paz. Yoga é o poder da paz. Através do Yoga trazemos paz para nós mesmos e para o mundo. O que é importante é estar consciente do processo e espalhar a paz que o Yoga naturalmente cria. Na união em nome do Yoga e paz podemos espalhar a paz do Yoga em benefício de todos.

5. O que a meditação pode fazer pela nossa saúde?
A verdadeira meditação não é feita com intuito de se obter alguma coisa. Ela tem seu próprio valor. É um repouso em paz interior. Portanto não devemos abordar meditação tentando obter dela benefícios para nossas pessoas. Tais benefícios seriam impulsos do ego que fortalecem a divisão na mente.
No entanto, meditação é uma força muito importante de cura. Meditação permite que a mente naturalmente se cure e que as emoções negativas se neutralizem. Uma mente que não é limpa através da meditação reage como um corpo sem limpeza, acumulando toxinas e inibindo seu funcionamento causando doenças físicas e psicológicas, bem como indisposição. Desta forma, meditação deveria ser parte dos hábitos diários em prol da boa saúde, da mesma maneira que tomar banho. Por outro lado meditação tem vários benefícios além da saúde. Ajuda-nos a trazer valor permanente e compreensão para nossas vidas.

6. Como pode um comportamento individual influenciar o mundo inteiro?
O mundo é uma manifestação de comportamento dos indivíduos que nele habitam. Nascemos e morremos como indivíduos. O indivíduo possui a consciência no mundo. Antes de mais nada precisamos ter certeza que o mundo não controla nosso comportamento individual. Caso contrário tudo o que fizermos refletirá nas compulsões da sociedade, que são raramente esclarecidas, particularmente nesta era consumista da publicidade. Uma vez que o indivíduo se liberte de toda a compulsão social, ele ou ela pode trazer mais luz para o mundo, despertando outros indivíduos e gradualmente formando comunidades mais esclarecidas que podem mudar o mundo. Mas não podemos esperar que o mundo mude. Temos que nos mudar primeiro para que possamos mudar o mundo. Isto exige que olhemos para além do mundo humano, para os poderes espirituais do grande universo da consciência suprema que permeia toda a existência. Então o poder transformador da paz pode entrar em nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário