Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

Emoções pelo Corpo

Por Ronaldo Pedro

Acredito que a prática constante dos asanas equilibra e harmoniza os chakras (centros de energia do corpo sutil) que estão diretamente relacionados com as nossas emoções. Mas não basta fazer uma única prática de Yoga, é necessário dedicação diária.

As posturas podem ser classificadas em grupos. Por exemplo, os asanas de hiperextensão da coluna atuam no anahata chakra (centro cardíaco) que é um plexo responsável pelas nossas emoções nobres. É exatamente nesse centro onde acumulamos grande parte das nossas tristezas, frustrações, problemas mal-resolvidos, mágoas e raiva; e esse grupo de posturas atua nessa região, "forçando" o praticante a liberar estas emoções que, com o tempo, podem se transformar em patologias de diversos níveis.

Quando relacionamos as posturas às emoções podemos dizer que hiperextensões da coluna são posturas geralmente utilizadas para gerar energia, expandir e liberar. As posturas de flexão de quadril são de introspecção, produzem calma e tranquilidade. As posturas de inversão atuam nos nossos paradigmas. As posturas de torção abrem o campo da visão, permitindo ao praticante "enxergar" os problemas sob outra ótica, levando-o a encontrar as soluções mais adequadas. As posturas de equilíbrio atuam no nosso equilíbrio interno e as posturas de força muscular aumentam a nossa força interna.

Hoje em dia o ser humano está pouco tolerante, podemos ver isso no trânsito, na rua, no lar, nos relacionamentos. Parece que vamos "explodir" a qualquer instante e a intolerância desencadeia a impaciência, a raiva, o desamor. Mas a grande tarefa de um praticante de Yoga é se autoconhecer, se perceber e se melhorar para evoluir.

Pratique para saúde mental

Inclua alguns dos asanas abaixo em sua prática diária como terapia para seus sentimentos:

Surya namaskar (saudação ao sol): desperta o praticante para o dia, trazendo alegria, disposição e bom humor.


Garudasana (postura da águia): ativa a mente e promove a confiança em si mesmo.


Virabhadrasana I (postura do guerreiro I): desenvolve força, habilidade, segurança, resistência, equilíbrio e agilidade.


Trikonasana (postura do triângulo): acalma o sistema nervoso.


Navasana (postura do barco): aumenta a concentração e o equilíbrio interno.


Paschimotanasana (postura da pinça): traz calma ao praticante.

Ronaldo Pedro fez sua primeira formação em Hatha Yoga na Escola de Yoga Ananda Chandra, em Juiz de Fora; em seguida fez uma formação com Paulo Baeta em Hatha Yoga com foco no Iyengar Yoga, no Rio de Janeiro; e depois formação em Power Yoga com Anderson Allegro. Fez workshops com Pedro Kupfer e Camila Reitz de Ashtanga Vinyasa Yoga e também com Kathia Karen e Maurício Wolf. Dentro do Power Yoga, fez alguns workshops com Marcus Schultz e Lygia Lima e teve como professora desta modalidade Chris Nirvano. Atualmente dá práticas de Power Yoga no Espaço Bellini situado no coração de Ipanema, aulões e retiros. ronaldopedropoweryoga.spaceblog.com.br


3 comentários:

  1. Adorei Ronaldo! Tenho experimentado o quanto essas posturas me fazem evoluir e me autoconhecer assim como transcender certas reaçoes familiares. Fico muito feliz por ve-lo evoluindo cada vez mais e nos guiando nesse caminho também.

    ResponderExcluir
  2. Saudades de suas aulas deliciosas. Continue escrevendo...Adorei! Beijo grande. Namaste

    ResponderExcluir
  3. Olá! Muito legal o conteúdo do seu post. Gostaríamos de convidá-lo a visitar nosso blog. Confeccionamos artesanatos personalizados como japamalas para meditação e outras práticas.
    Namastê!
    Mãos Ocupadas

    ResponderExcluir