Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Corpo em dia

Por Madu Cabral

A falta de flexibilidade e de amplitude de movimentos são efeitos colaterais comuns do avanço da idade. Essas limitações podem ser responsáveis por maior predisposição a lesões traumáticas, segundo o médico especializado em medicina do esporte e ortopedia, dr. Milton Mizumoto.

Essa perda de flexibilidade conforme envelhecemos, explica dr. Mizumoto, pode acontecer pela falta de estímulos de alongamento do próprio aparelho músculo-tendíneo, assim como pela síndrome de má absorção dos alimentos ricos em vitamina C, esta necessária para hidroxilar os aminoácidos prolina, lisina e glicina para formar a tríplice hélice do colágeno.

Como todos os tecidos perdem sua capacidade funcional com o envelhecimento, a mucosa do aparelho digestivo também perde sua capacidade funcional de digerir e absorver os nutrientes biorreguladores com o envelhecimento.

O médico ainda esclarece que a perda de flexibilidade contribui para o maior tempo gasto para o relaxamento após a contração muscular, tornando os movimentos mais lentos.

O Yoga pode ser uma ajuda eficiente na prevenção desses sintomas da idade, além de outras medidas recomendadas pelo dr. Mizumoto:

• Sempre que se exercitar não se esquecer de alongar, obrigatoriamente não há necessidade de ser antes ou depois do exercício, poderá ser feito durante o dia ou no trabalho; o importante é que esteja alongando constantemente os músculos exercitados, pois a contração muscular do treinamento propicia a hipertrofia muscular concêntrica, o que contribui para o encurtamento do mesmo, caso não seja feito o alongamento.

• O alongamento muscular não melhora a qualidade da fibra de colágeno, o que melhora a qualidade da fibra de colágeno dos tendões e ligamentos é uma alimentação rica em aminoácidos e vitamina C.

• Exercícios como Yoga e tai chi contribuem com a manutenção da amplitude angular das articulações, pois solicitam estas de forma harmônica e não traumática.

Veja recomendação de sequência de posturas de Yoga.


Milton Mizumoto é médico formado na USP com título de especialista em Nutrologia. Medicina do Esporte e Ortopedia. Corredor desde 1986, hoje é diretor-médico da Corpore e colunista da revista eletrônica InCorpore-Se! 


Um comentário:

  1. gostaria de saber quais os alimentos ricos em aminoácidos.
    Meu email é augures@hotmail.com
    Renata Nunes Simões

    ResponderExcluir