Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Fortaleça seu circuito interno

Por Cláudio Fernandez

O Yoga pode trabalhar os chakras seguindo o mesmo caminho sugerido pelo reconhecido sábio Patanjali, autor do Yoga Sutra. Esse trabalho é importante, pois os hábitos comuns hoje levam todo nosso sistema de chakras ao desequilíbrio.

Os centros energéticos que sofrem maiores influências maléficas pelo estilo de vida atual são:

Swadisthana: em uma sociedade sexualizada ao extremo como a nossa, onde a publicidade associa o sexo a todo tipo de produtos para estimular o consumo, este chakra se encontra em grande desequilíbrio
Manipura: relacionado à digestão e a os processos fisiológicos de assimilação e distribuição de energia, é profundamente afetado pelo consumo de junk food e pelo estresse.
Anahata: a deterioração dos laços sociais, vida familiar e a superficialidade dos relacionamentos amorosos desequilibram este chakra, dificultando a percepção do que realmente é o amor.
Ajna: a saturação de informação e a velocidade dos meios de comunicação prejudicam o desenvolvimento da capacidade discriminatória própria desse chakra.

Cada degrau
Os kriyas (exercícios de purificação orgânica: http://www.yoga.pro.br/artigos/332/3027/kriyas-as-purificacoes-organicas) limpam o sistema de nadis (canais de energia vital pelo corpo) permitindo circular o prana (energia vital). Existem kriyas específicos para cada chakra.
Os asanas (posturas do Yoga) realinham e equilibram não só o corpo denso, mas influenciam também o corpo sutil. Cada asana abre e reconecta uma série de nadis a um ou mais chakras, criando um circuito de energia que, com a prática e o foco adequado, torna-se perceptível. Nesse estágio pode-se começar a prática de pranayama (exercícios respiratórios).

Cada pranayama, de acordo a seu tipo, concentrará o prana em determinados nadis e chakras, aumentando a capacidade de conduzir energia do nadi e ativando a função especifica do chakra.

Os bandhas (fechos de energia) e mudras (gestos feitos com as mãos ou com o corpo), associados aos pranayamas, ajudam a direcionar a energia a pontos ou circuitos específicos do corpo sutil.

Mais sutil
Quando asanas, pranayamas, bandhas e mudras são executados simultaneamente e coordenadamente, podemos direcionar uma enorme quantidade de prana para um circuito ou chakra. Isso produz naturalmente um estado de pratyahara (controle sobre as influências externas, clique aqui), que, quando sustentado junto com visualizações adequadas, permite mergulhar em chakra dharana (concentração que antecede o estado de meditação, clique aqui). Esse, quando sustentado pelo tempo necessário, produz chakra dhyana, que se caracteriza por um estado de conexão com um ou mais chakras autossustentado. Quando este estado é mantido pelo tempo suficiente, provoca chakra samhadi ou a revelação espontânea das funções e características do chakra e os estados de consciência a ele associados.

Prática direcionada
Existem vários asanas associadas a cada chakra, as características do praticante e do sadhana que pretende realizar devem ser levados em conta para a escolha adequada de uma prática, mas esses são alguns asanas, bandhas e mudras associados aos chakras:

Muladhara: mula bandha (contração dos esfíncteres) e baddha konasana (postura entrelaçada do ângulo).

Swadisthana: vajroli mudra, gomukasana (postura da cabeça de vaca, variação sem os braços nas costas, com as mãos sobre os joelhos).

Manipura: uddiyana bandha (fecho ascendente, tipo de contração abdominal), matsyendrasana (postura do senhor dos peixes).

Anhata: anjali mudra (gesto com as mãos juntas em frente ao peito), ustrasana (postura do camelo).

Vishuda: jalandhara bandha (contração da garganta, aproximando o queixo da parte superior da depressão jugular, na base do pescoço), sarvangasana (invertida sobre os ombros).

Ajna: jivha banda (contração da língua no palato mole), sambhavi mudra (sentar com os olhos abertos, mas dirigindo a atenção para o interior), sirshasana (invertida sobre a cabeça).


Cláudio Fernandez começou a prática de Yoga com 16 anos com uma discípula de Indra Devi e desde então mantém sua prática e pesquisa sobre Yoga. Praticou profundamente artes marciais desde os 12 anos: hung gar (estilo de kung fu do sul) aikido, ecrime romai (luta de facas cigana, parte de sua família é cigana e esta e uma prática tradicional só aberta a quem tem raízes ciganas) e capoeira angola. Foi bailarino contemporâneo, teve sua própria companhia de dança e é master em Pilates com mais de 15 anos de prática. Tem viajado para Índia para aprofundar seus estudos sobre o Hatha Yoga e seus textos clássicos e hoje tem 30 anos de prática de Yoga.

O próximo curso sobre Chakra Sadhana será no Rio de Janeiro nos dias 27 e 28 de novembro, para contato e informações: contato@espacopilates.com.br ou claudioyogapilates@gmail.com e por o telefone (21) 22257294


Nenhum comentário:

Postar um comentário