Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Férias para a cabeça

Por Madu Cabral

A natureza da mente é o fluxo contínuo de pensamentos por associação livre. Essa história de que durante a meditação não pensamos em nada não coincide com a experiência real dos praticantes, pelo menos não aqueles que conheço (leia mais sobre mentes vazias e meditações clicando aqui).

Mas a cultura de hoje nos estimula excessivamente os pensamentos, a necessidade de ser multi-task pode dar um curto-circuito no cérebro, hoje renomeado como estresse e seus derivados.

Um descanso diário de alguns minutos para a cabeça é garantia de saúde. Os médicos naturebas acreditam que todos os problemas físicos começam na nossa cabeça.
É fácil reconhecer a relação entre respiração e pensamentos: respiramos mais rápido quando nervosos ou agitados e a respiração se torna mais longa e confortável quando relaxados.

Os exercícios respiratórios do Yoga (pranayamas) são grande ajuda para acalmar um pouco os pensamentos, tanto em quantidade quanto em qualidade. Experimente o exercício respiratório com as narinas alternadas, um clássico do Yoga, simples e eficiente. Esse é um exercício que equilibra nosso estado (espanta a letargia ou acalma a ansiedade) e, para os que falam essa linguagem, limpa os dutos energéticos do nosso corpo. A seguir, a explicação do professor Pedro Kupfer sobre como realizar esse exercício. Experimentem!



Sentado em uma posição firme e agradável, com as costas eretas, esvazie por completo os pulmões. Obstrua a narina direita e inale pela esquerda. Retenha o ar nos pulmões. Feche a narina esquerda e exale pela direita. Aqui você completou um ciclo. Inspire por essa mesma narina e retenha o ar. Com eles cheios, troque de narina, expirando pela esquerda. Faça 20 ciclos, lembrando sempre que só deve trocar a narina em atividade com os pulmões cheios e nunca quando eles estiverem vazios. (para maiores detalhes e práticas mais avançadas, clique aqui)


Madu estuda e pratica Yoga e Ayurveda (medicina natural indiana) e ajuda a organizar o Yoga pela Paz, um evento sem fins lucrativos que pretende juntar o máximo de pessoas possível em uma meditação coletiva no dia 15 de agosto no Parque do Ibirapuera. A programação do evento desse ano terá muitas atividades relacionadas com saúde natural e integral, do dia 11 ao dia 14 de agosto. Confira mais no site www.yogapelapaz.org.


Nenhum comentário:

Postar um comentário