Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Yoga para Casais Grávidos

Por Adriana Vieira

Enquanto estou de férias, passeando pela Holanda, aproveitei para fazer um novo curso no B.K.S. Iyengar Institute Amsterdam.

Dessa vez, o intensivo de verão foi com Delilah King, americana radicada na Holanda há 15 anos. Depois das aulas, sempre trocamos muitas ideias e conversamos sobre os ensinamentos do Iyengar Yoga, Hatha Yoga e mais, e assim, entre uma aula e outra, a amizade foi crescendo.

Aconteceu assim também com Barbara. Outra professora de Iyengar Yoga. Italiana, sempre sorridente, mora em Amsterdã há dez anos. Assim como eu, Barbara se especializou em Yoga para gestantes e casais “grávidos”.

Ela ministra um curso mensalmente para os casais aprenderem exercícios de Yoga para a hora do trabalho de parto e me convidou para participar do curso e esclarecer alguns pontos de vista diferentes, para que seus alunos pudessem ter uma nova experiência.

Aproveitei minha formação de doula para trocar ainda mais ideias com essas gestantes, que vivem num país onde 90% das mulheres têm parto natural, normal, sem intervenções desnecessárias. Na Holanda, elas praticam Yoga pré-natal porque sabem o quanto ajuda na hora do trabalho do parto. Elas querem ter um parto ativo e o governo incentiva e banca todos os gastos para o parto domiciliar.

No curso havia 12 casais cheios de vontade de aprender, a maioria era mãe de primeira viagem e os parceiros sempre questionam e participam muito das aulas, querendo ajudar ainda mais suas mulheres a terem uma “boa hora”.
Aqui vão algumas dicas do que ensinei e aprendi por lá, para os casais, na hora do trabalho de parto:

Respiração: é importante que o parceiro aprenda e tenha em mente a respiração, para que sua mulher possa ser guiada por ele quando estiver em trabalho de parto. Mantenham sempre o “olho no olho” e estejam 100% nessa ação, juntos!

A inspiração é longa e profunda. A exalação é maior do que a inspiração.
Para praticarem juntos em casa: inspirar pelo nariz contando até três tempos e soltar o ar também pelo nariz contando de cinco ou seis.

Respiração para a hora da expulsão do bebê: quanto as contrações estiverem mais constantes, a exalação pode ser feita pela boca, para que a mulher possa sentir um alívio ao exalar. O parceiro mantém a ritmo para que a mulher não perca e consiga segui-lo.

Relaxar a lombar: a gestante ajoelha e separa os joelhos dando espaço para a barriga. Levar o tronco abaixo, em direção ao chão. Apoiar a testa nas mãos ou deixar um bloco entre as mãos. O parceiro massageia a lombar da mulher por alguns minutos. Para aliviar ainda mais, colocar uma bolsa de água quente no local, após a massagem.

Relaxar o baixo ventre: a gestante deita na lateral esquerda e o parceiro acaricia o baixo ventre pela lateral, de baixo para cima, ou seja, do lado esquerdo para o direto por alguns minutos.

Namastê! E uma ótima hora para os casais grávidos!

Adriana Vieira – Instrutora de Yoga em Santos e Doula.
E-mail: yoga@adrianavieira.com.br
Site: www.namaskaryoga.com.br
Fone: (13) 9787-6693


Nenhum comentário:

Postar um comentário