Páginas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Délhi: A Foto que Ficou na Memória


Por Marlei Caroli



O sol se põe em Nova Délhi deixando a cidade com um tom dourado meio fosco.

Finalizando o longo dia de visitas que começou em Old Delhi, com uma parada no restaurante Waves para um delicioso almoço indiano, o micro-ônibus passeia pelas largas avenidas do Parlamento, Ministérios, Casa do Presidente e, como não se pode descer por medida de segurança, circula várias vezes para podermos fotografar.

Com o cartão cheio de fotos maravilhosas, a máquina digital descansa na bolsa e eu descanso a cabeça no encosto do banco olhando para fora o trânsito louco.

Aí começa a passar um ônibus daqueles que parecem ter dez metros de comprimento e 50 janelinhas, cada uma com uma cabecinha de “indiano curioso” para fora.

Passa uma cabecinha, passam duas, três, quatro, dez..., 23..., 35..., 49 e ops, a última era a mais curiosa e o mais curioso, um macaquinho Langur, voltando do seu dia de trabalho. Com toda a graça de sua carinha e luvinhas pretas, ele passa e a memória fotografa, para sempre!

Se você for passear a pé nas praças e canteiros dessa parte da cidade, talvez possa encontrá-lo, ele trabalha lá e está sempre disposto a tirar uma foto em troca de um biscoitinho (e para o dono um bakishishi = caixinha).

A Índia é assim, total interação homem, animal, natureza. Não é raro caminhar entre vacas sagradas, sair de uma loja e dar de cara com um elefante estacionado na frente, pegar um táxi puxado por camelo, tomar café da manhã com um corvo dividindo o chapati com você.

Conte-me sua melhor história quando voltar, boa viagem!


Marlei é professora de Yoga e guiou muitos grupos pela Índia, Nepal, Tibete, Butão, Tailândia, Indonésia e Sri Lanka.
Para ver as histórias de suas viagens, acesse: omsharanam.blogspot.com
Para mais informações sobre roteiros: marleicaroli@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário