Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Massagem pós-Ashtanga Vinyasa


Por Puja Punita

Não há dúvidas de que a prática de Ashtanga Vinyasa Yoga traz muitos benefícios físicos para o corpo, mas também sabemos que é forte e exige preparo físico do praticante. É uma prática incrível para alinhar o corpo, mas não vejo em meus pacientes que praticam essa modalidade de Yoga o relaxamento muscular como parte dos benefícios.

Podemos citar alguns efeitos da prática em nossos músculos e articulações:

Pontos positivos:

– Mais mobilidade para a coluna.
– Melhora na circulação.
– Melhora no tônus muscular.
– Melhor respiração.

Pontos maléficos:

– Tensiona a parte superior corpo (costas, braços e pescoço).
– Exige demais de algumas articulações, como cotovelo, ombro, joelho.
– Comprime sacro.
– Exige muito da lombar.
– Alguns casos de frouxidão ligamentar (instabilidade na articulação) após anos de prática.

Complemento saudável

Receber massagem após a prática pode trazer ganhos enormes, ajuda a adquirir mais flexibilidade, principalmente para quem está começando ou ficou um tempo sem praticar.


A Yoga Massagem, em específico, tem um foco grande nas articulações, o que ajudar a abrir e alinhar o corpo para seu movimento natural. Com isso, a prática fica muito mais fácil e prazerosa.

A massagem também pode ser de grande ajuda na prevenção de lesões decorrentes da prática, trabalhando principalmente a musculatura que envolve as principais articulações, prevenindo a instabilidade na articulação.

Autoajuda
Receber massagem é mais eficiente para o relaxamento do praticante, mas a automassagem também pode ser bem eficiente. Seguem algumas dicas de massagem para as regiões mais trabalhadas na prática de Ashtanga Vinyasa:

Para pulso e mão
Espalhe um pouco de óleo vegetal com óleo essencial de alecrim ou hortelã-pimenta nos pulsos, mãos e cada dedo, massageando bem.

Para lombar e ciático
O ideal para esta massagem é ter uma bola tipo de tênis (não pode ser maior, mas pode ser mais macia).
Após a prática de Yoga, deitar de barriga para cima no próprio mat, dobrar os dois joelhos e erguer o quadril. Posicione a bola na lombar e pressione-a com seu corpo contra o chão. Onde sentir dor fique um pouco mais de tempo e, ao diminuir a dor nesse ponto sensível, siga para outro ponto da lombar.

Para pescoço e trapézio
Espalhe um pouco de óleo vegetal com óleo essencial de alecrim ou hortelã-pimenta no pescoço e trapézio.
Com as duas mãos ao mesmo tempo, massageie primeiro o pescoço com movimentos da nuca para baixo, depois partindo da cervical para frente e finalmente movimentos circulares.
No trapézio, fazer movimento de pinça e pressionando bem com a ponta dos dedos.

Puja Punita é terapeuta especializada em Yoga Massagem e dá cursos de formação de terapeutas. (11) 9601-8016, www.yogamassagem.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário