Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2011

Ashtanga Vinyasa e Ayurveda


Por Gil Khel

Foto Rosangela Castelari


O Ayurveda tenta compreender a influência dos doshas e como equilibrar essas energias em nosso corpo. A prática de Ashtanga Vinyasa Yoga aumenta o calor, o movimento e, por isso, acelera o metabolismo do corpo.


Essas características tornam o Ashtanga uma prática muito recomendada para as pessoas de constituição predominantemente kapha, que têm como principal característica o excesso de peso e o frio.


Já os praticantes com os doshas pitta e vata predominantes no organismo devem tomar alguns cuidados ao praticar, pois o movimento e o calor aumentam, respectivamente, essas energias em nosso corpo, podendo gerar distúrbios característicos do excesso desses doshas.


Apesar de ser uma prática benéfica para os kaphas, não é recomendada para obesos por ser bastante exigente. Isso faz parte de um importante princípio ayurvédico conhecido por asatmya (aquilo que não é compatível com nosso corpo), que nos ensina que não devemos começar com uma prática tão exigente de uma hora para outra, devemos nos acostumar com ela aos poucos. Um bom professor saberá instruir seu aluno nesse início, observado a relação entre a respiração e o esforço, onde a primeira se altera com o excesso do segundo. Algumas adaptações podem tornar a prática eficiente para todos.


Vata

Para os praticantes com constituição predominantemente vata o maior desafio é controlar a velocidade da prática. Como a ansiedade é uma das características dos vatas, podem acabar se movendo para o próximo asana muito rápido. Nesses casos, os asanas devem ser conquistados lentamente.


O foco na respiração – que deve ser lenta – é de grande eficiência para uma prática equilibrada. Se necessário, o praticante pode estabelecer um número de respirações para recuperação entre um asana e outro.


O ujjay é muito bom para os praticantes vatas, pois aquece o corpo. Os bandhas também são ferramentas importantes, pois ajudam a manter a energia e diminuem os riscos de lesões.


Os jumps não são muito recomendados para os que têm o ar como elemento predominante na constituição, pois os vatas devem estar em contato com o chão.


Alguns antídotos podem ser eficientes para evitar os efeitos colaterais não desejados do excesso de movimento que a prática pode promover:

– Passar óleo de gergelim todas as noites no corpo.

– Alimentação quente e nutritiva, com adição de azeite e ghee.


Pittas

As pessoas com o fogo predominante em suas constituições gostam de se superar, o que torna essa prática muito atrativa. Porém os pittas devem tomar alguns cuidados ao praticar ashtanga regularmente, pois não devem aquecer exageradamente o corpo e devem evitar a competição com companheiros de prática e com eles mesmos.

Segundo o Ayurveda, o excesso de calor gerado pela prática pode consumir ojas, a essência do sistema imunológico em nosso corpo.


A respiração durante a prática deve ser mais suave, dando ênfase aos bandhas para ajudar a manter a concentração. A prática deve ser lenta e o praticante pitta deve dar ênfase aos aspectos devocionais do Yoga, com muito cuidado para não dar espaço ao fanatismo, uma das características desse dosha.


Os antídotos para os efeitos consequentes de eventual agravamento de pitta são:

– Olear o corpo com óleo de coco ou girassol, em pequena quantidade, logo após a prática.

– Alimentação equilibrada com folhas verdes, saladas e alimentos com sabores amargos e adstringentes, que ajudam a "limpar" o calor do corpo.


Gil Moraes Kehl iniciou-se em Reiki com o mestre Plínio Cutait e massagem ayurvédica pelo método Kusum Modak com Alice Avibhasha com quem atuou como assistente. Formou-se terapeuta ayurvédico com o Dr. José Ruguê Ribeiro Jr. pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya (2003-2005). Participou da formação em Ayurvedic Yoga Massage com Kusum Modak nos níveis básico e avançado, em São Paulo. Formou- se no Curso Avançado de Ayurveda pela Academia Internacional de Ayurveda em Pune-Índia. Realiza consultorias para formação de clínicas na área do Ayurveda. Ministra cursos sobre Princípios e Técnicas do Ayurveda e faz parte do corpo docente da Escola Yoga Brahma Vidyalaya ministrando aulas em diversas cidades do Brasil. Realiza consultas e atendimentos terapêuticos e acompanha anualmente, como tradutor e produtor, os alunos da escola Yoga Brahma Vidyalaya, na formação avançada de Ayurveda na Índia. Vem se aprofundando no estudo e disseminação do Ayurveda.

Consultas: agendar com Alessandra após as 14h no 3872 6858 www.vidadeclaraluz.com.br ou com o próprio Gil 83833442



Nenhum comentário:

Postar um comentário