Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

Os incríveis benefícios do óleo de coco


Por Tatiana Arrais

Foto: Huan Gomes


Leite de coco, picolé de coco, doce de coco, cocada, cuscuz doce, tapioca… A tradição culinária brasileira é cheia de usos do coco. Mas vocês já ouviram falar das propriedades do óleo dessa fruta?


O óleo de coco é obtido a partir da prensagem da carne do coco maduro, que pode ser fresco ou seco. É rico em substâncias antioxidantes e apresenta propriedades funcionais, conferindo diversos benefícios à saúde.


O óleo de coco pode auxiliar no emagrecimento devido ao seu efeito termogênico, que aumenta o gasto energético do organismo, além de causar saciedade. Auxilia também na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.


Além de sua ingestão ser benéfica ao organismo, o óleo de coco também pode ser utilizado com finalidades cosméticas sem conservantes e/ou substâncias químicas alergênicas.


Garante o aporte de antioxidantes na pele, atua como excelente hidratante, promove melhora da elasticidade cutânea, confere à pele uma aparência mais jovem e sadia e reduz danos capilares em diversos tipos de cabelos. Pode ser massageado diretamente sobre a pele, diariamente, principalmente para peles mais secas. Seu uso também é sugerido para prevenção de estrias que ocorrem por conta da gestação.


De uma maneira geral, não possui contraindicações quando consumido em uma quantidade de 30-45 ml/dia (2 a 3 colheres de sopa). Recomenda-se começar seu consumo com uma pequena quantidade (equivalente a ½ colher de sopa) e ir aumentando o consumo gradualmente. O consumo excessivo pode levar a enjoo e mal-estar.


Pode também ser utilizado para finalizar pratos quentes. É o tipo ideal de óleo para dar sabor e aroma suaves a pratos como arroz e peixes.

Benefícios:

Queima calorias
Facilmente absorvida pelo organismo, a gordura do fruto é transformada em energia pelo fígado, elevando o processo conhecido como termogênese. Na prática, isso significa o aumento da produção de calor corporal. O resultado? Acelera a queima de calorias!


Tira a fome
O óleo de coco facilita a ação da insulina, hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose no corpo. Assim, garante saciedade por mais tempo, ajuda na manutenção após a perda de peso e tira a vontade de comer doces e carboidratos.


Elimina a gordura

O alimento natural aumenta a função da glândula tireoide – responsável pela produção de hormônios que controlam o metabolismo, que é a velocidade com que o corpo queima gordura –, evitando desta forma o acúmulo de gordura no corpo. Entre outras doenças, o produto previne contra a obesidade.


Regula a função intestinal
O óleo de coco normaliza o funcionamento do intestino no caso de diarreia ou prisão de ventre.

Previne a osteoporose
Por ser uma gordura saturada, ele também auxilia na incorporação do cálcio na estrutura óssea.

Combate o envelhecimento
Rico em vitamina E e ácido gálico, diminui a produção de radicais livres, protegendo as células.

Protege o coração
Ao aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e baixar os de LDL (colesterol ruim), ajuda no combate a doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

Fortalece o organismo
Os ácidos trabalham para aumentar as defesas do corpo, evitando gripes, resfriados e herpes.

Tem ação cosmética
Você pode deixar seus cabelos e a pele do rosto e do corpo mais hidratados com o óleo de coco. Mas, para isso, não adianta ingeri-lo: no primeiro mês, aplique o produto na região escolhida três vezes por semana. Deixe descansar por 30 minutos e enxágue. No segundo mês, aplique o óleo só uma vez por semana.

Teoricamente, o óleo pode ser consumido por qualquer pessoa. Porém, o nutrólogo Mauro Lins recomenda alguns cuidados: "Vítimas de doenças crônicas (como quem tem dor de cabeça frequente) devem consultar um médico antes de ingerir o produto". O mesmo vale para quem sofre de distúrbios graves de aumento de colesterol ou esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado).


Após trabalhar dez anos com marketing, Tatiana Arrais estava em busca de um propósito maior e se dedicou aos estudos da área holística. É terapeuta corporal holística, mestre em reiki, formada em renascimento (terapia da respiração), aura soma, cromoterapia, aromaterapia, cristais e bioenergética.

http://dicasterapeuticas.blogspot.com



3 comentários:

  1. Ah...gostaria muito de encontrar Oleo de Coco, de ótima qualidade! quem possa dizer-nos onde(...) se digne: freitas_laercio@terra.com.br muito obrigado mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, também estou interessada.
    Se puderem me mandar também:

    anacril@terra.com.br

    ResponderExcluir
  3. OLÁ, GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRAR,ME ENVIEM O ENDEREÇO, POR FAVOR, leniamorim@gmail.com

    ResponderExcluir