Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

Sequência Revigorante

Por Sylvia Freire

Esta é uma sequência revigorante, simples e fácil de memorizar, que alonga e fortalece coluna, pernas, ombros e braços, com uma atenção maior para a torção. Promove a abertura do peito estimulando a energia do coração. Estimula e massageia também os órgãos abdominais, melhorando a digestão e a eliminação. Desenvolve o equilíbrio. Vamos lá!

Balasana


Inicia-se em balasana, postura da criança. Nesta posição, procure estender os braços para frente naturalmente, alongando as laterais do corpo. Apoie as mãos bem espalmadas firmes no chão. A distância entre mãos é a mesma dos ombros. Apoie os glúteos nos calcanhares, relaxando a cabeça e a musculatura do rosto. Deixe a respiração fluir no ritmo natural. Observe o corpo na posição.

Biladasana


Eleve os quadris e entre na postura do gato, biladasana. Nesta posição, alinhe-se mantendo a distância entre os joelhos a mesma do quadril, e a distância das mãos a mesma dos ombros. Mantenha uma linha reta entre quadril e joelhos, ombros e punhos. Olhe para baixo mantendo a coluna paralela ao chão.

Biladasana


Movimente a coluna para baixo, abrindo o peito e subindo a cabeça na inspiração.

Biladasana


Movimente a coluna para cima, contraindo o abdome, soltando a cabeça ao expirar.

Faça este movimento quatro vezes sincronizando-o com a respiração.

Biladasana


Quando terminar os movimentos, volte à posição inicial, checando o seu alinhamento novamente. Agora traga a perna direita à frente apoiando o pé entre as mãos.

Mantenha a mão esquerda e o pé direito firmes no chão. Na próxima inspiração, eleve o braço direito e alongue-o em direção ao infinito. A cabeça acompanha o movimento. Procure abrir o peito. Permaneça estável na posição.

Parivrtta Parsvakonasana


Mantenha o alinhamento da postura anterior, apenas estendendo a perna esquerda. Permaneça em parivrtta parsvakonasana por alguns instantes. Faça algumas respirações profundas e conscientes observando o corpo na posição.

Corredor


Volte o braço apoiando novamente as mãos no chão. Mantenha o olhar para frente na postura do corredor. Faça algumas respirações mantendo a posição.

Adho Mukha Svanasana


Leve a perna direita alongada para trás e transmute para adho mukha svanasana. Nesta posição, alongue todo o seu corpo. Apoie firmemente os pés e mãos no chão. Estenda as pernas e braços. Procure colocar os ísquios para cima, contraia o abdome e alinhe a cabeça no prolongamento natural da coluna (orelha na linha dos braços). Permaneça na posição por algumas respirações, observando o corpo na posição.

Balasana


Retorne a postura da criança, balasana. Relaxe o corpo e pratique a auto-observação. Recomece a sequência para o outro lado. Boa prática!


Namastê.



Sylvia Freire é editora do blog Infinityoga, foi executiva durante muitos anos e depois que descobriu o Yoga, sua vida tomou uma nova direção. O Yoga é a sua filosofia de vida, seu trabalho, maneira como cuida de seu corpo, da alimentação, da sua mente e do seu espiritual. É praticante de Hatha Yoga e eterna estudante.



4 comentários:

  1. bem legal a sequencia e uma boa explicação. parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Realmente uma sequência muito boa. Obrigada por compartilhar. Namastê.

    ResponderExcluir
  3. há alguma restrição para essa postura? pode ser realizada durante o periodo mestrual? Obrigada! Namastê.

    ResponderExcluir