
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Mãe yogini - Andrea Pedrinola

terça-feira, 28 de junho de 2011
Tempo de Prática
Foto: Thiago Calazans
Adoro praticar Yoga! Felizmente me viciei em seus benefícios, adoro a forma como mexe meu corpo e me ajuda a focar a mente. Meus problemas começam quando o dia a dia devora meu tempo e de repente já estou sem praticar há dias!
Filhos, namorado, cachorro, mercado, trabalho, reuniões, e-mails, blog, facebook, twitter, mais reuniões, mais filhos... E outro dia ainda ouvi "mas pra que fazer Yoga com tudo isso?". Simples, sem a prática não consigo fazer nada do resto decentemente.
Minha solução foi espalhar pelo dia inteiro um pouco de prática:
– Nauli kryia e pranaymas antes de sair do quarto: segundo o Ayurveda, durante a noite nosso organismo como que "varre" as toxinas do nosso corpo e quando nós acordamos temos de eliminá-las. A prática de nauli (saiba mais AQUI) ajuda nessa eliminação, além de tonificar os órgãos e músculos do abdome. Os exercícios respiratórios são recomendados em todos os textos clássicos de manuais de Hatha Yoga, eles aumentam a energia vital em nosso corpo e têm um efeito impressionante no equilíbrio da mente (mais sobre pranayamas AQUI).
– Asanas e lição de casa: mães com filhos pequenos sabem quantas vezes uma prática pode ser interrompida. Mas, já que nem sempre é fácil arrumar uma caverna silenciosa para minha prática de asanas, ela acaba acontecendo entre "mãe, o que é translação?" e "mãe, cachorro é mamífero?". No meu caso, já ensinei que não respondo nada entre vinyasas.
– Meditação pra acabar bem: descobri já faz um tempo que, depois de um dia cheio, se não abaixar a velocidade dos pensamentos voluntariamente fica muito difícil dormir. Então, quando tudo acaba e o milagre do silêncio chega na casa, sento por alguns minutinhos para prestar atenção na minha respiração, apagar as impressões desse dia e pensar como ser uma pessoa melhor amanhã.
Maria Cabral é praticante e estudante de Yoga e Ayurveda e uma das organizadoras do Yoga pela Paz.
segunda-feira, 27 de junho de 2011
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Mais energia no frio
Um dosha (saiba mais sobre os doshas AQUI) que pode ser perturbado durante o inverno é kapha dosha (saiba mais sobre kapha AQUI), responsável pela lubrificação, nutrição e estabilidade do nosso corpo e mente. Segundo a fisioterapeuta ayurvédica Ana Paula Russo "esse dosha, quando em equilíbrio, nos traz segurança, boa memória e estabilidade física e mental".
Porém, como uma das qualidades de kapha é o frio, a diminuição das temperaturas nessa época faz esse dosha aumentar em nosso corpo, podendo causar:
- aumento de muco, principalmente nas vias aéreas, e aumento das alergias respiratórias;
- maior vontade de comer (mesmo sem fome);
- diminuição na capacidade de digestão;
- letargia e preguiça.
Bons antídotos
Segundo a terapeuta ayurvédica, naturóloga e especialista em nutrição clínica, Caru Alencar, há alguns cuidados específicos para a alimentação:
- evitar alimentos crus;
- aumento do uso de temperos picantes (gengibre, pimenta do reino, canela);
- evitar alimentos e bebidas gelados.
As pessoas de natureza kapha têm, normalmente, mais dificuldade em digerir carboidratos e gorduras, portanto esses devem ser evitados.

Como a tendência para letargia também é facilmente observada nesse período de baixas temperaturas, essa preguiça deve ser combatida com exercícios um pouco mais vigorosos e que produzam calor. A prática de surya namaslar (saudação ao sol) é um bom hábito para essa estação, assim como a prática de bhastrika (respiração do fole).
Uma das terapias ayurvédicas que combinam com esse frio é o udwartana uma massagem que estimula o metabolismo por meio de esfoliação da pele com o pó de ervas secantes. Essa também é uma das terapias mais recomendadas para perda de peso.
Maria Cabral é estudante e praticante de Yoga e Ayruveda e uma das organizadoras do Yoga pela Paz.
Caru Alencar (carualencar@hotmail.com) faz orientação alimentar ayurvédica e Ana Paula Russo (anapaula@marciadeluca.com) atende com todas as técnicas de terapias ayurvédicas. Espaço Márcia De Luca: (11) 3168-5096, (11) 3168-5568
terça-feira, 21 de junho de 2011
Emoções pelo Corpo
Acredito que a prática constante dos asanas equilibra e harmoniza os chakras (centros de energia do corpo sutil) que estão diretamente relacionados com as nossas emoções. Mas não basta fazer uma única prática de Yoga, é necessário dedicação diária.
As posturas podem ser classificadas em grupos. Por exemplo, os asanas de hiperextensão da coluna atuam no anahata chakra (centro cardíaco) que é um plexo responsável pelas nossas emoções nobres. É exatamente nesse centro onde acumulamos grande parte das nossas tristezas, frustrações, problemas mal-resolvidos, mágoas e raiva; e esse grupo de posturas atua nessa região, "forçando" o praticante a liberar estas emoções que, com o tempo, podem se transformar em patologias de diversos níveis.
Quando relacionamos as posturas às emoções podemos dizer que hiperextensões da coluna são posturas geralmente utilizadas para gerar energia, expandir e liberar. As posturas de flexão de quadril são de introspecção, produzem calma e tranquilidade. As posturas de inversão atuam nos nossos paradigmas. As posturas de torção abrem o campo da visão, permitindo ao praticante "enxergar" os problemas sob outra ótica, levando-o a encontrar as soluções mais adequadas. As posturas de equilíbrio atuam no nosso equilíbrio interno e as posturas de força muscular aumentam a nossa força interna.
Hoje em dia o ser humano está pouco tolerante, podemos ver isso no trânsito, na rua, no lar, nos relacionamentos. Parece que vamos "explodir" a qualquer instante e a intolerância desencadeia a impaciência, a raiva, o desamor. Mas a grande tarefa de um praticante de Yoga é se autoconhecer, se perceber e se melhorar para evoluir.
Pratique para saúde mental
Inclua alguns dos asanas abaixo em sua prática diária como terapia para seus sentimentos:


Garudasana (postura da águia): ativa a mente e promove a confiança em si mesmo.

Virabhadrasana I (postura do guerreiro I): desenvolve força, habilidade, segurança, resistência, equilíbrio e agilidade.

Trikonasana (postura do triângulo): acalma o sistema nervoso.

Navasana (postura do barco): aumenta a concentração e o equilíbrio interno.

Paschimotanasana (postura da pinça): traz calma ao praticante.
Ronaldo Pedro fez sua primeira formação em Hatha Yoga na Escola de Yoga Ananda Chandra, em Juiz de Fora; em seguida fez uma formação com Paulo Baeta em Hatha Yoga com foco no Iyengar Yoga, no Rio de Janeiro; e depois formação em Power Yoga com Anderson Allegro. Fez workshops com Pedro Kupfer e Camila Reitz de Ashtanga Vinyasa Yoga e também com Kathia Karen e Maurício Wolf. Dentro do Power Yoga, fez alguns workshops com Marcus Schultz e Lygia Lima e teve como professora desta modalidade Chris Nirvano. Atualmente dá práticas de Power Yoga no Espaço Bellini situado no coração de Ipanema, aulões e retiros. ronaldopedropoweryoga.spaceblog.com.br
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Yoga Dance
Saiba mais sobre Yoga Dance AQUI
Fernanda Cunha tem levado a prática do Yoga Dance e criado uma grande diversidade de práticas para diferentes populações nos EUA. Também oferece muitos workshops para todas as idades. Atualmente morando em São Paulo, ministra workshops por todo o Brasil sendo precursora da prática no Brasil. Em dezembro ministrará a primeira formação para professores de Yoga Dance no Brasil no centro de Yoga Montanha Encantada em Garopaba – SC. Para mais informações sobre seus programas e horários, visite: www.fernandacunhayoga.com
Receita para Saúde no Inverno
Com a temperatura mais baixa e o clima mais seco, o cuidado para equilibrar o corpo e mantê-lo aquecido e nutrido deve ser redobrado.
Sabemos que todos os doshas (biótipos do Ayurveda, leia mais AQUI) estão presentes em nosso corpo em proporções diferentes. Vata, formado por ar e éter, considerado o mais frio e seco dos doshas e por isso é associado ao inverno.
Selecionamos uma receita nutritiva, deliciosa, rápida e fácil que vai ajudá-los a aquecer essas noites tão frias:
6 batatas-doces médias
2 cenouras
1 beterraba
1 maço pequeno de brócolis ninja
1 colher de aveia
4 nozes macadâmias
1 colher de chá de açafrão da terra
1 colher de café de pimenta do reino
1 colher de chá de gengibre ralado
1 pitada de noz-moscada
Sal a gosto
Modo de preparo:
Aqueça 1 litro de água até a fervura, em seguida adicione as batatas-doces, a cenoura, a beterraba e os brócolis, espere até que a cenoura esteja levemente amolecida, o que leva em torno de 3 a 5 minutos, só assim adicione a aveia, as nozes macadâmias, o açafrão da terra, a pimenta do reino, o gengibre ralado (procure ralar o gengibre na menor parte do ralador), a noz-moscada e o sal.
Aguarde mais um minuto, misturando os ingredientes.
Desligue o fogo.
Retire o excesso de água e bata com o mixer até chegar à consistência de um creme.
Você ainda pode decorá-lo com salsinha bem picadinha por cima, fica lindo!
Nunca se esqueça de lavar bem os alimentos e procure usar ingredientes orgânicos.
Bom apetite
Fonte:
Restaurante Maha Mantra Culinária Saudável, para mais informações, acesse o site www.mahamantra.com.br
Mariana Mesquita é terapêuta ayurvedica, praticante de Yoga e proprietária do restaurante Maha Mantra Culinária Saudável www.mahamantra.com.br
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Saúde no Inverno
Com a temperatura mais baixa e o clima mais seco, o cuidado para equilibrar o corpo e mantê-lo aquecido e nutrido deve ser redobrado.
Sabemos que todos os doshas (biótipos to Ayurveda, saiba mais AQUI) estão presentes em nosso corpo em proporções diferentes. Vata (saiba mais AQUI) é formado pelos elementos ar e éter, considerado o mais frio e seco dos doshas e por isso é associado ao inverno.
É comum percebermos o aumento desse dosha no nosso corpo e mente pela pele mais seca, as articulações mais rígidas, a mente agitada e ansiosa.
O Ayurveda nos ajuda a equilibrar esses sintomas com a alimentação e algumas mudanças comportamentais, tais como:
Dê preferência a alimentos cozidos, aumentando o consumo de sabores doce, ácido e salgado (batata-doce, tâmaras, berinjela, mandioca), além das oleaginosas (amêndoas, nozes, macadâmia) e não se esquecendo das maravilhosas especiarias como o açafrão da terra, gengibre, noz-moscada, pimenta do reino, cravo e canela.
O Yoga e a meditação são práticas extremamente benéficas para equilibrar o organismo, através das posturas específicas para vata, os pranayamas (exercícios respiratórios) que aquecem o organismo, yoganidra (técnica de relaxamento profundo) que relaxa mente e corpo, uma verdadeira união entre alma individual e a consciência suprema, o mais eficaz e poderoso meio para a autorrealização.
A meditação também tranquiliza, aquieta, nos faz perceber nosso mundo interior. É por meio dela que podemos nos conhecer melhor, escutarmos a nós mesmos, é o caminho para um dia a dia mais claro, transparente, o momento do nosso dia em que estamos em contato com nós mesmos.
Portanto, para pacificar vata é necessário nutrir, aquecer, acalmar e também lubrificar.
A automassagem e outras técnicas utilizadas pelo Ayurveda para lubrificar o corpo também são eficazes. Podemos usar óleos como ghee (manteiga clarificada), gergelim, amêndoas doces, semente de uva, aplicando e massageando as articulações, os órgãos do abdômen, pernas, pés, enfim, onde desejar.
Uma rotina saudável, incluindo uma alimentação mais nutritiva associada à prática de Yoga e meditação, certamente fará dessa estação do ano um convite para a introspecção e satisfação que o inverno vem nos proporcionar.
Mariana Mesquita é terapêuta ayurvedica, praticante de Yoga e proprietária do restaurante Maha Mantra Culinária Saudável www.mahamantra.com.br
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Ayurveda para todo mundo: O dia dos namorados ayurvédico

Por Cris Chiang
Foto: Marlei Caroli
Muitas são as opções oferecidas para se fazer ou oferecer no dia dos namorados, entretanto, poucas delas consideram a permanência do presente para o ser amado ou como ele pode fazer diferença na vida da cara metade. Cuide da saúde dele(a) e de tabela da sua!
O Ayurveda também considera alimento ou veneno tudo que estimule os cinco sentidos. Portanto, você pode lançar mão de muitos recursos para estimular saudavelmente o objeto do seu afeto:
• Paladar: prepare um jantar saudável, com ingredientes orgânicos e cheios de especiarias que, além de literalmente “apimentar”, façam com que sua noite se prolongue saudavelmente e seja inesquecível. Abuse da canela, pimentas vermelhas, açafrão, gengibre e hing – todas estas especiarias são usadas em receitas e compostos afrodisíacos pelo milenar Ayurveda.
• Audição: tudo que for suave e repetitivo vai espantar a afobação de qualquer apressadinho e, se quiser ir além neste universo, existem mantras que pacificam as aflições santificam o ato de fazer amor. Om Kama Pujitayei Namaha.
• Olfato: todos os aromas adocicados e amadeirados evocam a terra, e isto gera resistência e força (dispensa comentários).
• Visão e tato: para estes sentidos, pode-se fazer uma combinação de estímulos que pode levar até o mais recatado pensar em reescrever o Kama Sutra.
Abaixo uma receita tridosha (saiba mais sobre os doshas AQUI) que, além de cuidar da pele do seu amado(a), é extremamente aconchegante e também deliciosa para os olhos:
Esfoliação suave seguida de banho de imersão
AVISO: as formulações abaixo são “comestíveis” e o Ayurveda recomenda que o doce seja o primeiro sabor ser ingerido em uma refeição; e bendito seja o Agni (fogo digestivo, saiba mais AQUI)!
Parte I - Esfoliação
2 copos de açúcar demerara orgânico
½ copo de coco seco ralado
½ copo de manteiga ou óleo de coco pré-aquecido em banho-maria até liquefazer totalmente em temperatura mais quente.
Despeje a manteiga/óleo sobre o açúcar até perceber que uma parte do açúcar se derrete. Misture bem e aplique ainda morno sobre o corpo em movimentos circulares, suaves e horários.
Parte II – Imersão
Prepare uma decocção forte de canela em pau em um litro de água. A proporção ideal para ser diluída em uma banheira convencional é de 300 gramas de canela para um litro, e deve ser fervido por pelo menos 15 minutos em fogo médio, fazendo um chá bem concentrado.
Na banheira, despetale 12 rosas vermelhas já abertas. Despeje o chá de canela e ligue a água quente para fazer uma infusão das pétalas junto com o chá da canela.
Entre na banheira com a mistura do esfoliante sobre o corpo. Não use sabonetes depois deste banho, retire os excessos com a própria mistura preparada na banheira. Enxugue o corpo com uma toalha fina, de puro algodão (evite as muito felpudas).
Cris Chiang é especialista em beleza e alimentação pela Ayurveda (“Swasthawritta”), área em que atua há 9 anos. É formada no Brasil pela Escola Yoga Brahma Vidya, aonde hoje atua também como professora da equipe do Dr. José Ruguê. Possui especialização e vínculos na seguintes instituições na Índia: International Academy of Ayurved, Maraharstra; School of Ayurveda & Panchakarma, Kerala; Ayurvedic Medical College of Bangalore (Karnataka), Ramakrishna Mission (West Bengal); Sri Jayendra Saraswathi Ayurveda College & Hospital, (Tamil Nadu). Realizou diversas pesquisas em SPAs, Centros Ayurvédicos e de promoção de saúde na Ásia (Indonésia, Cingapura e Malásia), Estados Unidos (Havaí, Flórida e Nova York) e Europa (França, Áustria, Alemanha e Portugal). Também atua no segmento coorporativo em parcerias de consultoria para desenvolvimento organizacional.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Bom Dia Yoga

Texto e Ilustração por Madu Cabral
"O sucesso no Yoga depende de esforço, determinação destemida, audácia, conhecimento discriminativo, perseverança, fé (nos ensinamentos do mestre) e afastamento de toda companhia (supérflua)." – Gherandha Samhita, I:16
Com a chegada do inverno, fica cada vez mais difícil pular da cama para o tapetinho, mas transformar sua prática do Yoga na primeira atividade do dia pode ter muitas vantagens.
Pode parecer mais difícil e dolorida a prática matutina, mas, por passarmos horas deitados enquanto dormimos, o corpo está mais rígido e agradece um pouco de movimento para engrenar nas atividades do dia. A professora Thais Faleiros explica que "a prática de manhã nos deixa mais energizados, os asanas nos ajudam a "espalhar" inteligência pelo corpo e podemos manter isso durante o dia inteiro".
Um dos cuidados a serem tomados quando praticarmos ao pularmos da cama é aquecer o corpo lentamente. "Como nossos discos intervertebrais estão mais hidratados pela manhã por causa das horas de repouso – o que é bom para nós – podem fazer mais pressão em nossa coluna e aumentar os riscos de lesões", adverte o professor de Yoga e educador físico Pedro Bara.
A prática de manhã pode garantir também uma noite melhor de sono. Thais acrescenta que, dependendo dos horários e do estilo de prática, algumas pessoas podem sentir dificuldade para dormir, principalmente se no fim da aula não fizerem um bom relaxamento.
A disciplina, que é parte importante da filosofia do Yoga, também pode ser beneficiada com a mudança de horário. A prática de asanas, segundo a tradição, deve ser a primeira coisa que fazemos no dia. Thais ainda cita a vantagem de que "quando praticamos de manhã nos livramos da tensão de ter que arrumar um tempo em nossa agenda para isso".
Nosso cotidiano normalmente nos leva a atividades mentais intensas, praticar no fim de um dia desses pode significar levarmos nossos problemas para cima dos tapetinhos. Thais complementa que "de manhã sua mente está mais livre e aberta para a prática, descansada". Isso pode significar maior concentração e clareza de mente no dia a dia.
Organizar sua agenda para começar o dia com Yoga pode significar um estado físico e mental mais receptivo para as atividades que estão por vir. É uma transição suave entre o estado de inércia no qual passamos a noite para o ritmo alucinante das nossas atividades diárias.
Fontes:
Thais Faleiros: aulas e cursos AQUI.
Pedro Bara: aulas e cursos AQUI.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
São Paulo terá Virada Sustentável nos dias 4 e 5 de junho
Mais de 300 atividades culturais e educativas, ligadas aos temas da sustentabilidade, agitarão a capital paulista durante o final de semana do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Com centenas de atrações espalhadas por mais de 60 espaços e parques da cidade, São Paulo receberá, nos dias 4 e 5 de junho, a primeira edição da Virada Sustentável, que tem o objetivo de ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva para a população, usando a arte e a cultura como principais ferramentas de comunicação – e transformação.
Programação Zen no Parque do Ibirapuera
Local: teremos um tablado entre o Planetário e o lago. O professor usará microfone de lapela.
Sábado (04/06)
8:00 - Francisco E F Morais, Hatha Yoga (Gam Yoga)
10:00 - Edson Moreira, Yoga Livre (Gam Yoga)
12:00 - Dado Motta, Hatha Yoga (Vajra)
14:00 - Renata Ventura, Iyengar Yoga (Estúdio Iyengar Namastê)
16:00 - Anita Carvalho e Diogo Camargo, Vinyasa Yoga, com mantras (Casa Moksha)
Domingo (05/06)
8:00 - Rafael Bogoni, Vinyasa Yoga
10:00 - Francisco E F Morais, Hatha Yoga (Gam Yoga)
12:00 - Anita Carvalho e Diogo Camargo, Vinyasa Yoga, com mantras (Casa Moksha)
14:00 - Mário Reinert, Asthanga Yoga (Estúdio Namaskara)
16:00 - Fernanda Cunha, Vinyasa Yoga
Programação Zen no Villa Lobos
Local: “Ouvilas” (dúvidas, checar mapa do site do Villa-Lobos).
Nesse parque, não teremos palco. O professor usará um microfone de lapela.
Sábado (04/06)
8:00 - Paula Torres, Iyengar Yoga (Núcleo de Yoga Ganesha)
10:00 - Mônica Spada Durante, Yoga Clássico
12:00 - Valéria Rinaldi, Iyengar Yoga (Bija Yoga)
14:00 - Rita Toledo e Phillip Gold, Kum Nye/Yoga Tibetano (Instituto Nyingma do Brasil)
16:00 - Vinícius Santi, Hatha Yoga Clássico
Domingo (05/06)
8:00 - Jessica Nunes, Hatha Yoga/Clássico (Estúdio Gam Yoga)
10:00 - Valéria Rinaldi, Iyengar Yoga (Bija Yoga)
12:00 - Paula Torres, Iyengar Yoga (Núcleo de Yoga Ganesha)
14:00 - Rita Toledo e Phillip Gold, Kum Nye/Yoga Tibetano (Instituto Nyingma do Brasil)
16:00 - Manfred Richter, Hatha Yoga, com apresentação musical de didgeridoo
Programação Zen no Água Branca
Local: O tablado é no “Bambuzal”. Como o bambuzal já faz acústica, não teremos sistema de som.
Sábado (04/06)
8:00 - Thiago Castilo Salim, Hatha Yoga (Bionathus)
10:00 - Mário Hage, Tai Chi Chuan (ITCC-Yang)
12:00 - Giuliano Augusto Nucci - Hatha yoga - www.vajra.com.br
14:00 - Edmilson da Cruz - lyengar yoga
16:00 - Michele Chow - Hatha Yoga - Bionathus
Domingo (05/06)
8:00 - Michel Mutalli -Meditação Vipasana -
10:00 - Danças circulares (com Bia Esteves)
12:00 - Duo Yacamin - Mantras
14:00 - Daniela Domingos e Felippe Jr - Hatha Yoga (Pax)
16:00 - Subagh Khalsa, Kundalini Yoga (Instituto 3HO Brasil)
Mais informações AQUI.