Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Equilíbrio

Por Márcia De Luca


Vivemos em uma era de extremo movimento, correria e competição.


Corremos atrás do próprio rabo como cachorrinhos domesticados e treinados a ser sempre melhores do que os outros. E, quando não conseguimos, nos sentimos fracassados e infelizes.


Mas é chegada a hora de mudarmos nosso padrão de comportamento. É chegada a hora de deixarmos de lado nossos hábitos obsoletos e antigos que nos fazem mal para abrirmos espaço para novos que nos proporcionem bem-viver.


Ayurveda, o sistema de cura indiano mais antigo do mundo, nos ensina através de sua sabedoria milenar que existem três grandes qualidades que regem o universo:


Rajas – a qualidade do movimento e ação (que já existe em demasia no mundo atual).


Tamas – a qualidade do ócio e do aquietamento (pouco observada nos dias atuais).


Sattwa – a qualidade do equilíbrio, do contentamento e bem-estar que todos queremos atingir.


Indo além, a milenar Ayurveda nos ensina que para atingirmos o equilíbrio tão almejado é preciso unir os opostos em quantidades certas para otimizarmos o nosso propósito.


Em uma era de excesso de rajas (movimento), temos que trazer tamas (aquietamento) para encontrarmos sattwa (o equilíbrio). Simples assim, basta aprendermos esse conceito e colocá-lo em prática!


Os atletas em geral estão sempre em movimento, treino após treino com o intuito de ser sempre o melhor, de vencer. É chegada a hora de mudarmos os paradigmas de nossas vidas, de inovarmos, de recriarmos.


O momento é de aquietamento, de calma que conseguimos através da prática do Yoga, da meditação e dos conceitos básicos de bem-viver preconizados por Ayurveda. Esses conceitos são o complemento ideal para os treinos de corrida e trazem o equilíbrio para o corpo e a mente do atleta.


Atrás do turbilhão de nossos pensamentos, existe um campo – o campo da pura potencialidade – onde está inserido nosso potencial maior de produtividade, criatividade, inteligência, poder de foco e concentração. Somente aquietando a mente podemos penetrar neste campo e resgatar a nossa verdadeira essência, entrar em contato com o âmago do nosso ser. E por incrível que pareça, ao penetrar neste campo nos tornamos seres humanos melhores a cada dia e vamos aperfeiçoando nossas aptidões.


O atleta que tiver a sensibilidade de perceber este novo conceito proposto aqui e agora, sem dúvida, estará anos luz à frente de qualquer outro e o melhor: com muito menos esforço.


Experimente, vale a pena tentar! A partir daí você será simplesmente o melhor. Sem competição!



Curso com Márcia De Luca:


Yoga Ayurveda e Liberdade


Márcia De Luca e Pedro Kupfer

Data: 29 e 30 de outubro
Horário: sábado das 9h às 17h domingo das 9h às 13h
Local: Yoga Flow CIYMAM (São Paulo-SP)
Infos AQUI

Márcia De Luca é praticante, estudante e professora de Yoga e Ayurveda, autora de diversos livros sobre o assunto e idealizadora do projeto Yoga pela Paz e da Filosofia de Bem-Viver. http://marciadeluca.com/ 
Contatos: (11) 3168-5096 ou andrea@marciadeluca.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário