Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O sono do yogi

Por Anderson Alegro

Yoga Nidra é uma técnica de relaxamento profundo desenvolvida por Swami Satyananda Saraswati nos anos 60, baseada no antigo sistema do Tantra e em pesquisas contemporâneas. Ela permite nos beneficiarmos das qualidades de um sono profundo, num curto espaço de tempo – o tempo da prática. Além de reeducar nosso sono, harmoniza o complexo corpo-mente. Ela nos conduz ao despertar e nos dá a possibilidade de expandir nossa consciência e criatividade.

Ao explorar o reino de nossa mente subconsciente, vastas áreas do nosso cérebro podem ser ativadas. A prática regular das sequências sistemáticas da Yoga Nidra é uma ferramenta poderosa para remodelar nossa personalidade e estabilizar nossa mente, maltratada pelo excesso de estímulos do mundo externo e do estilo de vida moderno. Por todo o mundo, a Yoga Nidra tem auxiliado homens, mulheres e crianças a recuperarem seu equilíbrio. É a mais poderosa técnica de relaxamento conhecida nos dias de hoje.

O Estado de Yoga Nidra

Existe um estado de relaxamento muito profundo onde conectamos com a mente subconsciente. Entramos nesse estado quando vamos dormir e ao acordar, quando o cérebro emite ondas alfa. Porém, estamos condicionados a dormir logo que relaxamos e perdemos a chance de conectar com nosso subconsciente, que é muito poderoso. Na Yoga Nidra, treinamos estar relaxados, mas acordados. Assim, podemos abrir as portas de nossa percepção e contatar com o subconsciente, alimentando-o com imagens positivas que nos conduzem a uma vida mais saudável, mais feliz e significativa.

A técnica inicia com uma interiorização dos sentidos e continua com a conscientização e o despertar da inteligência de cada parte do corpo, respiração consciente, imagens e histórias simbólicas. A Yoga Nidra é a técnica que nos prepara para a meditação e para as práticas mais avançados do Yoga, que requerem concentração e relaxamento simultaneamente. Ela é parte integrante das aulas da Bihar School of Yoga.


Venha desfrutar de uma aula no estilo ensinado pela Bihar School of Yoga, com asanas, Yoga Nidra (relaxamento profundo) e meditação. Com Micheline Flak.

Saiba mais sobre Yoga Nidra aqui

Micheline Flak (Swami Yogabhakti) estudou Yoga com seu mestre Swami Satyananda, referência mundial em Yoga. Doutora em Letras Americanas pela Sorbonne, começou a introduzir técnicas de Yoga em suas aulas em 1973. Foi professora de Ciências da Educação no Institut Supérieur de Pédagogie Paris XII, de 1985 a 1994. Diplomada em Yoga pela Fédération Française de Hatha Yoga e formada pela Bihar School of Yoga, Índia, onde estudou com Sw. Satyananda Saraswati, de quem é discípula direta e recebeu o título de swami. Fundou e preside a RYE – Recherche sur lê Yoga dans l’Education (Pesquisa de Yoga Aplicado à Educação) – hoje presente em 11 países.
Dia 18 de outubro, das 19h às 20h30 e
Dia 20 de outubro, das 12h às 13h30



Nenhum comentário:

Postar um comentário