Fortes e palácios, desertos e florestas, camelos e tigres, joias e cultura vibrantes, bazares e ruelas, é a sempre colorida capital do Rajastão, Jaipur.

Com a decadência do império mongol os Rajputs voltaram a ser independentes até a chegada dos ingleses, que permitiram aos estados praticarem sua independência, desde que sujeitos a certa política e economia com restrições. Esta aliança iniciou o declínio dos Maharajas (marajás = governantes) que no passado gastaram as fortunas viajando, jogando polo, ocupando andares banhados a ouro nos hotéis mais caros do mundo e hoje exploram seus próprios palácios como luxuosos hotéis.
Jai = Vitória e Pur = Cidade – Jaipur, a Cidade da Vitória, é um dos vértices quando triangulamos entre Délhi e Agra. Celebrando assim o Triângulo Dourado mais famoso do planeta: a capital da Índia (Nova Délhi), a capital do Rajastão (Jaipur) e a capital do Amor (Agra).
Em 1876, o Maharaja ordenou que toda a cidade fosse pintada de rosa (cor que remete à hospitalidade) para receber o Príncipe de Gales (Rei Edward VII) e para nosso encantamento a tradição é mantida.
Incrivelmente rosa, cercada por muros e portões, a Old City (Pinky City) é uma obra de arte como cidade planejada, porém está sempre ameaçada pela população que explode os limites de infraestrutura, poluição e tráfego.
A verdadeira Índia, vista nos filmes e livros, seus improvisos, soluções “provinitivas” (misto de provisória com definitiva), coroada por fortes, palácios, mansões, jardins, hotéis, bazares, shopping centers majestosos e muita, muita gente, o que parece incrível e impossível de acontecer.
Línguas: Inglês, Hindi e Rajastani.
Quando ir: outubro a março, para o verão roupas de algodão leves e coloridas vão combinar muito com a explosão de cores. No inverno, malhas de algodão ou lã deixarão você confortável.
Como chegar: avião, trem, ônibus. Fica a 258 km de Délhi e a 236 km de Agra. Concentrada com outras grandes cidades com Udaipur, Jodhpur, Jaisalmer, Ajmer, Bikaner e outras.
Onde ficar:
5 Star – Plus
5 Star
4 Star
Intermediário
Baratinho
Explore a cidade:
Palácio dos Ventos – Hawa Mahal – cartão postal de Jaipur, uma fachada com janelinhas delicadas por onde as “ladies” da corte assistiam a vida, as procissões, festivais, retornos dos guerreiros. A luz do pôr do sol deixa o palácio magnífico para ver e fotografar.

City Palace – com um misto da arquitetura rajastani e mongol, hoje o palácio foi transformado num museu com coleções de vestimentas reais, pashiminas e xales maravilhosos, armas de guerra, manuscritos antigos com cenas da vida dos deuses e grandes objetos em prata utilizados pelos marajás.




LMB – Lakshmi Misthan Bandar – puro vegetariano, comida sattwica, desde 1954 com sua atmosfera Deco&Disco, fica no 101, Johari Bazar Road, bem no centro da Pink City – telefone 2565844.
Dr. DOSA – adoro! Dosas são panquecas gigantes tradicionais da culinária do sul da Índia e mais uma grande fusão de comida indiana, chinesa e continental – Gaurav Tower, MI Road – telefone 403 8468
Indiana Restaurant – jantar com danças ciganas, ótima comida e cerveja gelada. Mahaveer Marg J2 34, telefone 2362061
Rambagh Palace Restaurant – privilégio da realeza, tem chá da tarde com champanhe e coquetéis pré-jantar. Reserve com antecedência.
Onde comprar:
“Hot Spot” para compras com muita barganha! Jaipur é mesmo para quem adora compras, para os “shopaholics” é o paraíso. Grandes lojas podem até enviar suas compras para sua casa enquanto você segue descobrindo a Índia.
Bazares da Old City – misture-se com os perfumes, cores, pulseiras, sáris, roupas, sapatos pontudos, tecidos tie dye, talheres, tudo que puder carregar.
Anokhi – essa loja merece ser visitada, os preços são bons e os tecidos de muito boa qualidade. Visite.
Mas... prepare-se:
Eles não pagam propinas aos motoristas de táxis e auto-rickshaws, por isso insistirão em te levar a outras lojas melhores, com preços melhores, lugares onde ganham um dinheirinho cada vez que levam um cliente. Eles costumam dizer:
“Anokhi has closed down”
“They have had a fire”
“They have moved far away”
“It will take you over an hour to get there”
“I will take you somewhere much better – better prices, better designs”
“They are closed today”, etc.
Ligue para Anokhi – 400 7244, 45 ou 275 0860 ou então para Rajjas Travels – call them direct on +91-141-2376707 e peça um táxi, eles tem oferecido um serviço justo e seguro.
* Essas dicas são de lugares onde estive ou que me foram recomendados – se você tiver dúvidas ou sugestões, por favor, escreva-me via e-mail ou através do blog.
Para ler antes ou durante:
A Índia dos Marajás – Jean Pellenc
Marajás Beduínos e Faraós – Carmen Anne Dias Prudente
Paixão Índia – Javier Moro
A Princess Remembers: The Memoirs of the Maharani of Jaipur, by Gayatri Devi
Maharanis – Lucy Moore. Penguin Books
Assistir em DVD
Kama Sutra – Mira Nair (na minha opinião, não tem outro, é este e é demais!)
Não dá para perder:

Raj Mandir Cinema – um ícone em Jaipur, aproveite e compre ingressos antes para ver um filme de Bollywood.
Show de bonecas marionetes - se tiver espaço na mala compre um casal bem colorido na descida do Amber Fort.
Miniature Art Painting – quadros pintados com pincéis muito finos, ricos em detalhes finos e delicados. Clique e veja.
Sentir o perfume Jaipur - Boucheron, clique e veja os detalhes preciosos.
Marlei é professora de Yoga e guiou muitos grupos pela Índia, Nepal, Tibete, Butão, Tailândia, Indonésia e Sri Lanka.
Para ver as histórias de suas viagens, acesse: http://www.omsharanam.blogspot.com/
Para mais informações sobre roteiros: marleicaroli@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário