Páginas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cidade Jaipur

Por Marlei Caroli

Fortes e palácios, desertos e florestas, camelos e tigres, joias e cultura vibrantes, bazares e ruelas, é a sempre colorida capital do Rajastão, Jaipur. Casa dos guerreiros Rajputs, um clã originário do sol, da lua e do fogo que controlaram esta porção da Índia por mais de 1.000 anos. Realizando casamentos por conveniência, alianças temporárias, independência, orgulho e energia empregados na conquista territorial ou lutando entre si, o que acabou enfraquecendo-os até se tornarem vassalos dos imperadores mongóis.

Com a decadência do império mongol os Rajputs voltaram a ser independentes até a chegada dos ingleses, que permitiram aos estados praticarem sua independência, desde que sujeitos a certa política e economia com restrições. Esta aliança iniciou o declínio dos Maharajas (marajás = governantes) que no passado gastaram as fortunas viajando, jogando polo, ocupando andares banhados a ouro nos hotéis mais caros do mundo e hoje exploram seus próprios palácios como luxuosos hotéis.

Jai = Vitória e Pur = Cidade – Jaipur, a Cidade da Vitória, é um dos vértices quando triangulamos entre Délhi e Agra. Celebrando assim o Triângulo Dourado mais famoso do planeta: a capital da Índia (Nova Délhi), a capital do Rajastão (Jaipur) e a capital do Amor (Agra).

Em 1876, o Maharaja ordenou que toda a cidade fosse pintada de rosa (cor que remete à hospitalidade) para receber o Príncipe de Gales (Rei Edward VII) e para nosso encantamento a tradição é mantida.

Incrivelmente rosa, cercada por muros e portões, a Old City (Pinky City) é uma obra de arte como cidade planejada, porém está sempre ameaçada pela população que explode os limites de infraestrutura, poluição e tráfego.

A verdadeira Índia, vista nos filmes e livros, seus improvisos, soluções “provinitivas” (misto de provisória com definitiva), coroada por fortes, palácios, mansões, jardins, hotéis, bazares, shopping centers majestosos e muita, muita gente, o que parece incrível e impossível de acontecer.

Línguas: Inglês, Hindi e Rajastani.

Quando ir: outubro a março, para o verão roupas de algodão leves e coloridas vão combinar muito com a explosão de cores. No inverno, malhas de algodão ou lã deixarão você confortável.

Como chegar: avião, trem, ônibus. Fica a 258 km de Délhi e a 236 km de Agra. Concentrada com outras grandes cidades com Udaipur, Jodhpur, Jaisalmer, Ajmer, Bikaner e outras.

Onde ficar:
5 Star – Plus
5 Star
4 Star
Intermediário
Baratinho

Explore a cidade:

Palácio dos Ventos – Hawa Mahal – cartão postal de Jaipur, uma fachada com janelinhas delicadas por onde as “ladies” da corte assistiam a vida, as procissões, festivais, retornos dos guerreiros. A luz do pôr do sol deixa o palácio magnífico para ver e fotografar.

City Palace – com um misto da arquitetura rajastani e mongol, hoje o palácio foi transformado num museu com coleções de vestimentas reais, pashiminas e xales maravilhosos, armas de guerra, manuscritos antigos com cenas da vida dos deuses e grandes objetos em prata utilizados pelos marajás.
Jantar Mantar – observatório astronômico e astrológico construído pelo marajá Jai Singh no século XVIII. Esculturas bizarras, relógios de medição do tempo com precisão de segundos, instrumentos para projeções dos signos do zodíaco, cálculos de eclipses, cada instrumento com um objetivo específico. Num dia de sol é muito interessante observar as variações de sombra e luz.
Amber Fort – está a 15 km de Jaipur, “Amer” Fort é um forte palácio magnífico e em ótimo estado de conservação. Sua construção e fortificação, no alto das colinas, adorna o horizonte, sua cor é mel, seus jardins externos e internos verdes e bem cuidados, os quartos de inverno e verão parecem ainda ter perfume, o harém trás à lembrança os movimentos de sáris de seda esvoaçantes, a cozinha tem um entorno de fofocas palacianas, os templos, halls de audiências públicas e privadas, Shishi Mahal (Palácio dos Espelhos), é tudo tão mágico e encantador que é muito comum encontrar alguma produção de filme (ou novela como a da Glória Peres) sendo gravada neste local.

Para subir você pode optar ir a pé (10 minutos), em Jeeps, mas o mais popular é subir em elefantes. É legal curtir a brisa e o gingado, fotografar e ser fotografado em cima do bichinho, mas chegue cedo para entrar na fila, enquanto espera observe e reflita se isso vai mexer com sua paz interior. Há casos de elefantes que estressaram e ficaram violentos, outros que vivem em grande sofrimento por causa da exploração.
Onde comer:

LMB – Lakshmi Misthan Bandar – puro vegetariano, comida sattwica, desde 1954 com sua atmosfera Deco&Disco, fica no 101, Johari Bazar Road, bem no centro da Pink City – telefone 2565844.

Dr. DOSA – adoro! Dosas são panquecas gigantes tradicionais da culinária do sul da Índia e mais uma grande fusão de comida indiana, chinesa e continental – Gaurav Tower, MI Road – telefone 403 8468

Indiana Restaurant – jantar com danças ciganas, ótima comida e cerveja gelada. Mahaveer Marg J2 34, telefone 2362061

Rambagh Palace Restaurant – privilégio da realeza, tem chá da tarde com champanhe e coquetéis pré-jantar. Reserve com antecedência.

Onde comprar:

“Hot Spot” para compras com muita barganha! Jaipur é mesmo para quem adora compras, para os “shopaholics” é o paraíso. Grandes lojas podem até enviar suas compras para sua casa enquanto você segue descobrindo a Índia.

Bazares da Old City – misture-se com os perfumes, cores, pulseiras, sáris, roupas, sapatos pontudos, tecidos tie dye, talheres, tudo que puder carregar.

Anokhi – essa loja merece ser visitada, os preços são bons e os tecidos de muito boa qualidade. Visite.
Mas... prepare-se:
Eles não pagam propinas aos motoristas de táxis e auto-rickshaws, por isso insistirão em te levar a outras lojas melhores, com preços melhores, lugares onde ganham um dinheirinho cada vez que levam um cliente. Eles costumam dizer:

“Anokhi has closed down”
“They have had a fire”
“They have moved far away”
“It will take you over an hour to get there”
“I will take you somewhere much better – better prices, better designs”
“They are closed today”, etc.


Ligue para Anokhi – 400 7244, 45 ou 275 0860 ou então para Rajjas Travels – call them direct on +91-141-2376707 e peça um táxi, eles tem oferecido um serviço justo e seguro.

* Essas dicas são de lugares onde estive ou que me foram recomendados – se você tiver dúvidas ou sugestões, por favor, escreva-me via e-mail ou através do blog.

Para ler antes ou durante:

A Índia dos Marajás – Jean Pellenc
Marajás Beduínos e Faraós – Carmen Anne Dias Prudente
Paixão Índia – Javier Moro
A Princess Remembers: The Memoirs of the Maharani of Jaipur, by Gayatri Devi
Maharanis – Lucy Moore. Penguin Books

Assistir em DVD

Kama Sutra – Mira Nair (na minha opinião, não tem outro, é este e é demais!)

Não dá para perder:
Encantadores de serpente – na descida do Amber Fort. Tire uma foto e deixe um dinheirinho.

Raj Mandir Cinema – um ícone em Jaipur, aproveite e compre ingressos antes para ver um filme de Bollywood.

Show de bonecas marionetes - se tiver espaço na mala compre um casal bem colorido na descida do Amber Fort.

Miniature Art Painting – quadros pintados com pincéis muito finos, ricos em detalhes finos e delicados. Clique e veja.
Sentir o perfume Jaipur - Boucheron, clique e veja os detalhes preciosos.

Marlei é professora de Yoga e guiou muitos grupos pela Índia, Nepal, Tibete, Butão, Tailândia, Indonésia e Sri Lanka.
Para ver as histórias de suas viagens, acesse: http://www.omsharanam.blogspot.com/
Para mais informações sobre roteiros: marleicaroli@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário