Páginas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Xamã iogue

Por Madu Cabral

As práticas ancestrais do Xamanismo e Yoga têm muitos pontos em comum e práticas complementares poderosas. "Xamãs que usam o Yoga como uma ferramenta de autorrealização e autoestudo, são os seres mais integrados de todos", explica o professor Matej Jurenka, nascido da Eslováquia e que viaja o mundo todo dando aulas, workshops e retiros de Yoga.

O método por ele desenvolvido – Shrivatsa Yoga – é a expressão de sua própria experiência de integração dos dois caminhos. Matej é profundo devoto da Mãe Terra e seus poderes curativos. Veja a entrevista com o professor que acredita em soluções ecológicas e ambientais, paz global e justiça social.

1. Como você começou a praticar Yoga?

Quando tinha 22 anos tive um sonho em que me vi sentado com as pernas cruzadas em postura de lótus. Naquela época não tinha ideia do que era Yoga, então comecei a pesquisar. Fui inspirado pelo livro A Luz da Yoga de B.K.S. Iyengar. Depois de abrir o livro pela primeira vez, comecei a praticar Yoga diariamente.

2. Como é seu sadhana (prática) diário?

Meu sadhana diário é muito gratificante. Pratico meditação, pranayama (exercícios respiratórios do Yoga), asanas (posturas) e kriyas (exercícios de purificação) diariamente. Tudo que eu faço, como comer ou até mesmo tomar banho, faz parte do meu sadhana – meu caminho espiritual que me traz integridade.

3. Como o xamanismo e o Yoga estão relacionados?

As práticas xamânicas nos ensinam a reconectar com a natureza e muitos iogues concordariam que o Yoga é, de certa forma, também um retorno para a natureza, um retorno ao Self. Os praticantes de xamanismo seguem rituais estritos que também são muito importantes para os iogues. Não tem nada melhor para um xamã do que ser um mestre de Yoga. Yoga proporciona uma integridade forte e boa saúde e a cura xamânica ajuda a curar a alma.

4. Como os praticantes de Yoga podem incluir o xamanismo em suas práticas?

Passar mais tempo na natureza, abraçar árvores diariamente, cantar para elas e para a água, saudar o sol (lembra da saudação ao sol?), agradecer a terra pela comida que ela nos dá... Existem muitas formas de reconectar com o espírito que tudo permeia.

5. O que é Shrivatsa Yoga?

Shrivatsa Yoga é um estilo de Yoga que criei depois de dez anos de prática consistente. Existem muitos símbolos no Shrivatsa Yoga iogues – o nó infinito simboliza o ciclo da natureza em uma realidade tridimensional. Além disso, Shrivatsa Yoga usa uma sequência única de asanas (vinyasa) que não é encontrada em nenhum outro sistema de Yoga. Essa prática também cria uma ponte entre o Yoga tradicional e a cura xamânica.

6. Em sua opinião, o que significa ser um praticante avançado de Yoga?

Praticante avançado de Yoga? Primeiro acredito ser necessário alcançar um certo nível de consciência, um certo nível de entendimento. Também é necessária compaixão, um iogue sem compaixão é igual a uma árvore sem raízes, cedo ou tarde acaba caindo.


Matej dará aulas em São Paulo nos dias 16 e 17 de outubro no Yoga Flow.
Informações:
www.jurenka-yoga.sk
www.yogaflow.com.br
(11) 3849-6857


Nenhum comentário:

Postar um comentário