Por Madu Cabral
É muito comum entre os esportistas acordar com o corpo dolorido indicando o exagero do dia anterior. "Em atividades físicas de longa duração, o suprimento de oxigênio nem sempre é suficiente", explica Dr. Antonio Sergio Tebexreni em texto inicialmente publicado no site da Corpore (corpore.com.br). "O organismo busca esta energia em fontes alternativas, produzindo o lactato. O acúmulo desta substância nos músculos pode gerar uma hiperacidez, que causa dor e desconforto logo após o exercício".
A próxima vez que isso acontecer você pode experimentar algumas alternativas naturais antes de usar pomadas anti-inflamatórias e relaxantes musculares.
Mais espaço
Algumas posturas de Yoga podem promover o estiramento das fibras musculares, evitando que os músculos se tornem encurtados e também eliminando uma pequena quantidade de ácido lático, evitando ou reduzindo o desconforto.
A terapeuta especializada em Yoga Massagem, Puja Punita, acrescenta que esse alongamento deve ser feito com bastante consciência e foco na região dolorida (veja mais posturas).
Mais conforto
Uma automassagem também é uma solução bem simples e eficiente. Puja dá a seguinte receita de óleo:
15 ml de óleo vegetal de uva ou gergelim.
5 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta (restaura, revigora e combate o cansaço).
5 gotas de cipreste (excelente para circulação).
A terapeuta ainda acrescenta que massagem não precisa de nenhuma técnica específica, apenas passe o óleo no local dolorido até que ele seja absorvido.
Fontes:
By Samia Aromaterapia
Corpore
Puja Punita
Madu estuda e pratica Yoga e Ayurveda (medicina natural indiana) e ajuda a organizar o Yoga pela Paz, um evento sem fins lucrativos que reúne todos os anos o máximo de pessoas possível em uma meditação coletiva pela paz, no Parque do Ibirapuera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário