Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Yoga o tempo todo

Técnicas para qualquer hora e qualquer lugar.
Por Andréa Palma e Madu Cabral

Algumas técnicas do Yoga podem sair dos tapetinhos e nos ajudar o dia inteiro. Posturas simples podem nos salvar das dores pelo corpo depois de um dia de trabalho. Os pranayamas (exercícios respiratórios) podem ser feitos em qualquer lugar, ajudam na acalmar e concentrar, aumentando o desempenho em qualquer atividade. Já a meditação tem diversos benefícios comprovados, é uma técnica eficaz contra o estresse, insônia e ansiedade, além de influenciar todos à sua volta. Experimente!

Halasana (postura do arado) pra alongar desde os pés até a cabeça, especialmente a lombar. Deite-se com a barriga para cima e, devagar, eleve as pernas como na postura da vela. Perceba se sente conforto no pescoço e, se tudo estiver bem, leve as pernas estendidas em direção ao chão, atrás da cabeça. Mantenha por 15 respirações. Esta postura é intensa para a cervical, não deve ser feita, sem acompanhamento, por iniciantes ou por praticantes com problemas nesta região.

Paschimottasana (postura da pinça) é quase que um descanso. Essa postura é calmante (assim como outras posturas de flexão do tronco) e alonga as costas e a parte posterior das coxas. Sente-se com as pernas estendidas a sua frente, os pés juntos e flexionados. Perceba se os ísquios estão em contato com o chão e se consegue manter a curva natural da lombar nesta postura. Se sentir essa região muito arredondada sente-se sobre um cobertor dobrado. Alongue a coluna como se fosse tocar o topo da cabeça no teto e, sem perder esse alongamento, comece a flexionar o tronco para frente. Lembre-se que o importante não é o QUANTO consegue descer o tronco e sim COMO consegue.

Baddhakonasana (postura entrelaçada do ângulo) para as pessoas mais controladoras que seguram tudo na virilha. Sente-se com os joelhos flexionados e as solas dos pés juntos. Alongue a coluna como se fosse tocar o topo da cabeça no teto e relaxe as virilhas, permitindo que os joelhos se aproximem do chão. Essa postura nos ensina muito sobre a entrega e a soltar a tensão da região da virilha.

Ujjayi pranayama (respiração vitoriosa) em todas as horas - no trânsito, em filas, trabalhando – respirar em ujjayi traz muita energia e vontade de viver. Essa respiração é feita com uma leve contração da glote que cria um som quando o ar passa pela garganta. Como se estivesse dizendo “ahhhhh” só que com a boca fechada, respirando apenas pelas narinas.

Meditação: Esta meditação simples Don Juan ensinou para Carlos Castaneda: meditar olhando para as árvores da cidade, do campo, das montanhas e olhar para os espaços vazios das árvores e não para as folhas, galhos, tronco e frutos. Experimente!

Andrea Palma é professora de Ashtanga Vinyasa Yoga e participará do Yoga pela Paz 2009.


Um comentário: