Por João Soares
"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos. Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?" – Essa pergunta ganhou um concurso em um congresso sobre vida sustentável. Faça algo pelos seus filhos e pelo nosso planeta, brinque de Yoga!
O Yoga é uma filosofia que pode - e deve! - ser praticada por todos, inclusive pelas crianças, que serão beneficiadas em todos os sentidos.
Sabemos que os asanas (posturas do Yoga), além de atuarem diretamente no corpo físico, atuam também no corpo emocional e mental. Uma postura que dá força ao corpo ajuda a incorporar a mesma força na personalidade e ações dos pequenos praticantes. Isso ajudará a criança a ser mais segura e confiante sem que, para isso, ela tenha que ser estimulada o tempo todo com excesso de disputa e competitividade.
A prática auxilia o desenvolvimento da concentração com exercícios que trazem a atenção ao corpo, à respiração e aos pensamentos, além de atuar sobre o hemisfério direito do cérebro, estimulando o lado artístico e um olhar mais holístico para a vida.
Essas qualidades contribuem para o crescimento de adultos mais equilibrados emocionalmente, mas não é tão fácil fazer os pequenos yogis se interessarem por essa filosofia ancestral. O aspecto fundamental do trabalho de Yoga com crianças é o constante apoio lúdico e o foco em vários aspectos desta rica filosofia e não só na prática de asanas. Isso, além de ajudar a dar mais sentido à prática, desenvolve inteligência corporal e emocional e ensina valores atemporais do Yoga conhecidos como os yamas e nyamas (ver link). Ajudar a criança na construção de valores é um dos fatores transformadores da sociedade em busca da paz e da felicidade.
Para que os pequenos entendam os princípios do Yoga podemos usar as histórias, que são formas mágicas de falar ao inconsciente das crianças, de brincar no reino do "era uma vez", onde tudo é possível. Nesse mundo a criança pode vivenciar seus medos e ousar, usando para isso a sua própria coragem escondida. Uma boa história trará sempre elementos fundamentais para o amadurecimento emocional da criança, e trará também princípios e valores para suas vidas.
Para acalmar os pequenos, e levá-los a um contato maior com o silêncio, podemos utilizar exercícios simples como a respiração da abelha, conhecida como bhramari. Nesse pranayama (exercício respiratório) as crianças devem fechar os ouvidos suavemente com os polegares e, de boca fechada, tentar fazer o zumbido de uma abelha (como se estivessem cantando o Om).
Esse som, que se reverbera na caixa craniana e estimula a glândula pineal, faz com que o cérebro que estava operando em ondas betas (ondas associadas à atividade acelerada, à agitação e ao estresse) passe a trabalhar em ondas alfas (relacionadas à concentração, calma e à facilidade de aprendizado). Esse é um ótimo exercício para acalmar os pequenos yogis como preparação para uma aula de Yoga, para estudar ou até meditar.
João Soares dá aula de Yoga com Histórias e já viu muita gente pequena virar adolescente legal com Yoga. (ver agenda).
Nenhum comentário:
Postar um comentário