Páginas

domingo, 27 de setembro de 2009

Ressonando a paz

Por Madu Cabral
A música clássica indiana é uma prática de autoconhecimento como o Yoga e a meditação. O músico estuda durante a vida inteira e tem como objetivo levar a plateia - e a si mesmo - a um estado meditativo com sua música.
O flautista indiano Sachdev tem essa capacidade. Com muito amor à música e uma vida de dedicação aos estudos, sua flauta emociona até o mais rebelde dos roqueiros.

Como a música entrou em sua vida?

Quando era um menino morava em uma região montanhosa na Índia e ouvia os pastores tocarem flauta de bambu no vale. Seu som reverberava nas montanhas e chegou ao meu coração. Fui ao mercado, comprei uma flauta de bambu inexpressível e comecei a copiar os sons que ouvia dos pastores, foi muito natural para mim. Então quis estudar música clássica na flauta. Levei muitos anos para encontrar um guru com quem me conectasse e estudasse com profundidade essa música espiritual ancestral. Fiquei com meu guru 12 anos e praticava dia e noite.

Quais efeitos a música pode ter em nós?

Nossa música tem diferentes humores. Quando tocamos certas ragas (estruturas melódicas) com humor triste as pessoas se conectam com suas próprias amarguras. Desta maneira, os diferentes humores afetam de modo único cada pessoa. A música clássica Indiana não é para entretenimento e sim para a pessoa se encontrar nela. Nossa música é chamada de nada Brahma (som de Deus). As pessoas podem se conectar consigo mesmas por meio do som.

Como essa música te traz paz?

Essa flauta e a música me ensinaram como a simplicidade pode ser bela e satisfatória. Quando toco tarde da noite e entro nas profundezas do som, me esqueço do meu corpo físico. O que experimento é paz e felicidade.

Sachdev tocará e dará aulas no Rio de Janeiro (13 e 14 de novembro) e em São Paulo (20 e 21 de novembro). http://www.bansuri.net/gssachdev/



Nenhum comentário:

Postar um comentário