Páginas

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Caminhando ao topo





O professor norte-americano Doug Swenson, que esteve no Brasil em agosto para dar aulas no Yoga pela Paz em São Paulo, conta sua experiência com o Yoga.

Por Madu Cabral


Como você começou a praticar Yoga?
Meus pais frequentavam um grupo em uma igreja em Huston, EUA e um amigo deles, dr. Ernst Wood, me apresentou ao Yoga. Ele era um mestre de Yoga e membro da igreja. Isso foi em 1964, quando eu tinha 13 anos.

O que você fazia antes de começar a ensinar?
Comecei a praticar com 13 anos e comecei a ensinar com 17. Antes disso vivia com meus pais, ia à escola, trabalhava de tarde e surfava muito nos tempos livres.

Como a prática mudou sua vida?
Depois de praticar o Yoga a vida ficou muito mais clara, me tornei uma pessoa mais relaxada e com mais consciência de todas as coisas. O que foi um problema por um tempo, pois ainda muito novo me dei conta de que morava no lugar errado para o surf, a Yoga e o vegetarianismo. Então aos 17 anos saí de casa e me mudei para a Califórnia.

Como o Yoga está sendo praticado nos EUA?
Uma pessoa não pode nunca falar pela massa – somos todos indivíduos que devemos pensar e agir de acordo com nossas próprias crenças e filosofia. Eu particularmente acho que Yoga é uma palavra que abrange todos os aspectos da vida, não apenas o que você aprende em um livro ou o que te é dado em uma caixa, uma versão empacotada da espiritualidade. Sucesso na vida é encontrar um equilíbrio, manter a mente aberta, sempre aprendendo; com compaixão, bondade, sempre atento e abraçando a comunicação como um presente de valor inestimável.

Como você vê o Yoga pelo mundo?
O Yoga se transformou em uma sociedade, com muito espírito de equipe e energia positiva, que ajuda e suavizar a aspereza dos pensamentos que precisam se manter sozinhos. Apesar de termos que nos esforçar para ver o mundo pelos olhos de outra pessoa – não apenas um lado do Yoga – o entendimento disso é o que nos faz criar a paz no mundo.

Existem muitos caminhos para subir uma montanha e você não tem que mudar sua religião para chegar lá. ☺


Nenhum comentário:

Postar um comentário