Páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sua digestão mais saudável



Por Carolina Borghetti
Ilustrações: Rodrigo Maciel

O Gheranda Samhita, texto clássico do Hatha Yoga, prescreve uma lavagem do tubo digestivo que se chama shankprakshalana (Shanka = concha; prakshalana = limpeza). Shankprakshalana faz parte das técnicas do Shatkarma (shat = seis; karma = processo), prática iogue para a purificação do corpo. São eles: neti (purificação das vias aéreas); nauli (massagem abdominal); basti (limpeza do cólon); kapalabhati (purificação do lobo cerebral frontal); trataka (estimulação da musculatura dos olhos); e dauthi (limpeza do trato intestinal), sendo shankprankshalana parte do último. Consiste em beber água salgada e executar uma determinada sequência de asanas para estimular a passagem de água pelo tubo digestivo.

A técnica requer conhecimento e prática, a fim de não trazer prejuízos à saúde. Entretanto, há uma variação simplificada da técnica, chamada laghoo shankprakshalana, acessível a todos e com os mesmos benefícios: a estimulação do peristaltismo, a limpeza de todo o trato intestinal e a tonificação das paredes intestinais.

A boa manutenção das funções intestinais nos garante boa saúde geral e bem-estar.

É indicado praticar shankprakshalana apenas quatro vezes ao ano, por ser uma técnica bastante eficaz; e a troca das estações é a ocasião mais indicada para a sua execução. Já a prática de laghoo shankprankshalana pode ser executada regularmente.

Execução de laghoo prankshalana
Na noite anterior à prática a alimentação deve ser líquida (sopas e sucos).

Pela manhã, em jejum, tome um copo de água morna salgada (para 250 g de água, uma colher de chá de sal). É importante que o copo de água seja ingerido rapidamente. Em seguida, execute a seguinte sequência de posturas:

Tadasana


De pé, estenda os braços acima da cabeça, dedos das mãos entrelaçados, palmas das mãos em direção ao teto. Inspire alongando todo o corpo até ficar na ponta dos pés; expire trazendo de volta as solas dos pés ao solo e relaxando levemente o alongamento dos braços. Realize oito movimentos em dez segundos.


Tiryaka tadasana

De pé, os pés um pouco mais afastados do que a linha dos quadris, estenda os braços acima da cabeça, com os dedos das mãos entrelaçados e palmas das mãos para cima. Com o abdome e assoalho pélvico contraídos, mantenha os ombros afastados das orelhas. Incline o tórax na diagonal para os dois lados alternada e dinamicamente (iniciando a inclinação para o lado direito), sem parar. Faça um total de quatro inclinações para cada um dos lados. O tempo total deste exercício é, em média, dez segundos. Este movimento age sobre o piloro (constrição musculosa na porção terminal do estômago) levando a água em direção ao duodeno e intestino delgado.


Kati chakrasana

Ainda na mesma posição em pé, estenda o braço direito na horizontal e dobre o braço esquerdo, também horizontalmente, de modo que os dedos polegar e indicador toquem a clavícula direita. Sem mexer o quadril, faça uma rotação com o tronco para a direita, levando o braço direito o mais longe possível. A cabeça acompanha o movimento, mantenha os olhos fixos na mão direita. Dinamicamente, faça o mesmo para o lado esquerdo, alternando a posição dos braços. Faça quatro movimentos para cada um dos lados, em dez segundos. Este movimento fará a água progredir pelo intestino delgado.


Tiryaka Bhujangasana 

Inicie colocando-se em quatro apoios, mãos na linha dos ombros, dedos dos pés em contato com o solo, deixe o quadril relaxar em direção ao chão. Gire a cabeça e ombros alternadamente olhando por cima de cada ombro até ver o pé do lado oposto. Execute quatro movimentos para cada um dos lados, em quinze segundos. Com este exercício, a água chegará ao fim do intestino delgado.


Udarakar shanasana

Sente-se com a perna esquerda estirada, direita flexionada, com o pé direito ao lado da coxa esquerda um pouco acima da linha do joelho esquerdo. apoie a mão direita trás do quadril e, com a mão esquerda, comprima a coxa direita contra o baixo ventre. Alterne entre os lados e repita dinamicamente quatro movimentos para cada um dos lados. Tempo de execução, quinze segundos. Este movimento conduz a água através do cólon.


Repita todo o procedimento mais duas vezes em sequência, tomando um copo de água morna salgada antes de iniciar cada sequência dos asanas. Porém, caso sinta desconforto ao final do primeiro ciclo, não continue a prática. Ouça o seu corpo e não trabalhe além daquilo que lhe gera conforto.


Vá ao toilette ao final da prática completa, ou seja, depois de repetir por três vezes todo o procedimento. Reserve 15 minutos para relaxar em shavasana (postura do cadáver). Durante o dia em que a sequência é realizada, a alimentação deve ser leve e constituída de alimentos cozidos.


Laghoo sahnkprakshalana não deve ser executado por gestantes e nem por portadores de patologias do trato digestivo (estômago ou intestinos).


A prática regular deste procedimento trará mais saúde ao aparelho digestivo. 

Carolina é psicóloga por formação, mas o coração a levou ao caminho do Yoga, onde encontrou as ferramentas que procurava na busca mais profunda por autoconhecimento. Há dez anos pratica, estuda e dedica-se ao Hatha Yoga. Suas aulas são personalizadas, voltadas às necessidades individuais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário