Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Uma mãozinha para o seu pranayama

Por Carolina Borghetti

O nadi shodhana pranayama (respiração das narinas alternadas) utiliza a mão direita para obstruir uma das narinas, fazendo o ar entrar e sair pela outra, alternadamente. Mais sobre Nadi Shodhana AQUI.

Caso você deseje estabelecer um padrão de ciclos em um tempo curto diário de prática, utilize a sua mão esquerda para a contagem. Com a nossa mão, é possível fazer um japa mala (colar indiano de contas) de dez contas.

Mantenha sua mão apoiada no joelho esquerdo, com a palma para cima. Encoste o seu polegar na primeira falange do dedo indicador (esta é 1ª conta), inspire pela narina esquerda, retenha o ar com os pulmões cheios, inverta a obstrução das narinas e expire pela narina direita. Inspire novamente pela narina direita, retenha o ar com os pulmões cheios, inverta a obstrução das narinas e expire pela narina esquerda. Neste momento completa-se o primeiro ciclo. Então, subimos o polegar e o posicionamos na segunda falange do indicador esquerdo, e iniciamos novo ciclo respiratório. Cada falange representa uma conta do japa mala e, consequentemente, um ciclo completo de nadi shodhana pranayama. Faça o seguinte trajeto pelas falanges dos dedos:



1ª conta: primeira falange do dedo indicador.
2ª conta: segunda falange do dedo indicador.
3ª conta: terceira falange do dedo indicador.
4ª conta: terceira falange do dedo médio.
5ª conta: terceira falange do dedo anular.
6ª conta: terceira falange do dedo mínimo.
7ª conta: segunda falange do dedo mínimo.
8ª conta: primeira falange do dedo mínimo.
9ª conta: primeira falange do dedo anular.
10ª conta: primeira falange do dedo médio.

Você garante um padrão de ciclos respiratórios em sua prática, sem perder o foco de sua concentração. Aproveite!


Carolina é psicóloga por formação, mas o coração a levou ao caminho do Yoga, onde encontrou as ferramentas que procurava na busca mais profunda por autoconhecimento. Há dez anos pratica, estuda e dedica-se ao Hatha Yoga. Suas aulas são personalizadas, voltadas às necessidades individuais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário