Páginas

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pedaladas conscientes


Por Madu Cabral

O uso da bike tem mais afinidades com a prática de Yoga do que podemos imaginar a princípio. Além de serem atividades físicas complementares, com um crosstraining que pode ajudar a desenvolver um preparo físico ideal e prevenir lesões, as duas práticas podem fazer parte de um estilo de vida mais saudável e consciente.

Para ciclistas

O casamento entre pedalar e praticar Yoga parece perfeito para a saúde do praticante. Para quem já pedala regularmente o Yoga pode trazer mais harmonia e conforto ao corpo. O ciclista e professor de Yoga, Rene Azzi, explica que "o Yoga aplicado ao ciclista auxilia no alongamento, fortalecimento dos músculos e articulações sobrecarregados". Rene continua explicando que o Yoga pode compensar as horas que o ciclista passa com o tronco flexionado, curvado sobre o guidão. "A postura de um ciclista contribui para a tensão muscular e desequilíbrio da coluna", explica o especialista que ensina que o ciclista precisa incorporar exercícios de Yoga com extensões e flexões contrárias à postura que adota na bicicleta (veja a entrevista completa aqui).

A consciência de alinhamento corporal desenvolvida com a prática do Yoga também pode levar a uma pedalada mais confortável. O ciclista aprende a "escutar" o corpo e mantém a postura correta com menos esforço, diminuido os riscos de acordar com dor no dia seguinte (veja a sequencia de posturas indicada por Rene).

Para iogues

A parceria entre as duas práticas é benéfica para ambos os lados. "O ciclismo para o praticante de Yoga ajuda no controle da pressão arterial, diminui o risco de doenças coronarianas, além de contribuir para a redução da obesidade e fortalecimento dos músculos dos membros inferiores" indica Rene. O professor acrescenta que pedalar proporciona um grande trabalho aeróbico e cardiovascular que muitas vezes não está presente em algumas modalidades de Yoga.

Meditação em movimento

O esforço aeróbio exigido pelo ciclismo abre espaço para mais uma aplicação do Yoga em cima da bike, a respiração consciente. Os exercícios de pranayamas (respiratórios do Yoga) podem ajudar a melhorar o desempenho e a saúde dos ciclistas.

Segundo a personal trainer, Ana Carolina Almeida, "o ciclismo é uma modalidade predominantemente aeróbia e a respiração favorece a troca de oxigênio e dióxido de carbono, oxigenando melhor nosso corpo e favorecendo a concentração e tomadas de decisões em momentos de dificuldade".

O professor Rene dá a dica de, mesmo em situação de esforço intenso, você deve conectar o ritmo da sua respiração com suas pedaladas. "Como nas posturas de Yoga, a respiração é vital para alcançar aqueles músculos contraídos que necessitam de oxigênio.

Pelo bem de todos

A consciência adquirida com a prática frequente de asanas e pranayamas lhe trará uma nova relação de leveza e conforto com sua bicicleta, mas os benefícios não param por aí. Usar a bicicleta como meio de transporte é um ato de consciência.

Os benefícios físicos estão expostos acima, mas pedalar – principalmente nas grandes cidades – é uma ação social, um transporte limpo, saudável e você ainda contribui para um trânsito menos caótico.

Madu estuda e pratica Yoga e Ayurveda (sistema de cura indiana) e ajuda a organizar o Yoga pela Paz, um evento sem fins lucrativos que reúne todos os anos o máximo de pessoas possível em uma meditação coletiva pela paz no Parque do Ibirapuera.

Profª/ Personal Trainer Ana Carolina Lima de Almeida, graduada no curso de Licenciatura Plena em Educação Física na Universidade Paulista - UNIP

Pós Graduada em Treinamento Desportivo na Faculdade Gama Filho

contato: aclaedfis@gmail.com



Um comentário: