Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Os tratamentos do Ayurveda

Por Mariana Mesquita

São quatro os principais métodos para tratar uma doença, do ponto de vista ayurvédico:
1 – Limpeza e desintoxicação
2 – Acalmamento
3 – Rejuvenescimento
4 – Higiene mental e cura espiritual

O papel da limpeza na medicina ayurvédica é libertar as toxinas presentes no estômago, no nariz, no intestino etc. As técnicas de purificação são:
– Vômito (vaman)
– Purgante (virechan)
– Enema (basti)
– Redução sanguínea (rakta moksha)
– Ducha nasal (nasya)

Juntas, estas técnicas se chamam pancha karma (cinco ações) e são frequentemente usadas para eliminar as toxinas em diferentes zonas do corpo. A medicina ayurvédica considera as toxinas (ama) como a raiz dos males e o resultado das comidas não assimiladas, indigestas e que tendem a fermentar no aparelho digestivo.

Na preparação pela limpeza, a medicina ayurvédica aconselha massagens com óleos de ervas geralmente em forma líquida, que se absorvem através da pele. Uma vez penetrado no sistema, o óleo essencial pode eliminar as toxinas, os vírus e bactérias, através dos clássicos canais de eliminação.

Também o ghee (manteiga clarificada) e o iogurte diluído são utilizados para normalizar a flora intestinal, sobretudo depois um processo de lavagem.

Shaman (acalmamento)
O passo sucessivo na terapêutica do Ayurveda é acalmar, o shaman, que se usa para equilibrar e pacificar os doshas do corpo.

Rasayana (rejuvenescimento)
O rasayana é usado para restituir a virilidade e a vitalidade ao sistema reprodutivo, equilibrando a esterilidade e a infertilidade, e melhorando a saúde dos filhos e os rendimentos sexuais.

Satvajaya (higiene mental e cura espiritual)
Satvajaya é um método para melhorar a mente e obter elevados níveis funcionais mentais e espirituais. É alcançado pela eliminação do estresse psicológico, emocional e o abatimento dos pensamentos negativos.


Massagens ayurvédicas
O tratamento ayurvédico completo constitui-se geralmente de três fases, de forma que o paciente deve tratar-se por dias (mínimo sete dias a cada fase) necessariamente consecutivos. A primeira é purvakarma, a segunda é panchakarma, que constitui a ação principal, e a terceira pasciakarma.

A medicina ayurvédica completa é pouco praticada no ocidente por tornar-se bastante proibitiva, uma vez que suas aplicações e tempos entram em discordância com as formas e ritmos de vida atuais. Desta maneira, no ocidente, muito do que se pode utilizar da medicina ayurvédica sem ofender seus princípios e aplicações são as massagens e terapias com óleos e ervas, que constituiriam o purvakarma.

Nestes tratamentos são usados óleos essenciais de acordo com o tipo dominante da pessoa:
vata (vento, saiba mais AQUI) – elementos ar e akasha – óleo de gergelim;
pitta (bile, saiba mais AQUI) – fogo e água – óleo de coco
kapha (mucos, saiba mais AQUI) – água e terra – óleo de mostarda ou oliva.

Cada um deles tem áreas específicas de atuação e funções terapêuticas de acordo como são aplicadas. Assim como as ervas aplicadas nas massagens terapêuticas

Mariana Mesquita é terapeuta ayurvédica, praticante de Yoga e proprietária do restaurante Maha Mantra Culinária Saudável www.mahamantra.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário