Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ghee, um alimento sagrado


Por Mariana Mesquita

Conhecido como uma doação maravilhosa da natureza, e chamada ghrita em sânscrito, o ghee é um alimento muito sagrado para os indianos. Também conhecido por madhura rasa é considerado um remédio para os problemas dos doshas  vata e pitta (para saber mais sobre os doshas clique AQUI) de nossos corpos.

O ghee é conhecido em Ayurveda como um alimento sagrado e muito saudável. É usado para preparar inúmeros remédios. Os grandes sábios Védicos – Charaka, Sushruta, e outros –consideravam o ghee como um dos melhores remédios para os seres humanos e pode ser usado no preparo de pomadas medicinais. O ghee não sofre problema de saturação ou seja não altera o colesterol sanguíneo.

Embora seja inteiramente preparada com manteiga, suas propriedades, de acordo com Ayurveda, diferem muito da manteiga em si por ser livre de todos os seus resíduos lácteos e toxinas da manteiga comum. O ghee é a fonte tradicional de lipídios na alimentação indiana, além de ser um dos óleos de cozimento indicados para o preparo dos alimentos.

Experimente em casa


Seguindo a receita do Chef de cozinha do restaurante Maha Mantra:
1 kg Manteiga pura e sem sal
1 Panela forte ou de fundo grosso
1 Vidro de boca larga bem limpo e seco
1 Filtro ou coador

Como fazer:
Coloque a manteiga na panela. Prefira panelas de fundo grosso/forte, desta forma será mais fácil da manteiga, quando derretida, não queimar facilmente.

Deixe a manteiga derreter em fogo baixo até começar a fazer espuma.

Abaixe o fogo ao máximo. Gradualmente a manteiga vai se clarificando e pedaços sólidos começarão a ficar mais crocantes e espumosos na superfície.

Tenha cuidado para não deixar queimar o ghee!

Aos poucos o ghee apresentará uma cor dourada, amarelo-âmbar e então os sólidos virão mais à superfície.

As poucas impurezas que permanecerem no fundo poderão ser coadas ao despejar o ghee em um recipiente de vidro alto e de boca larga.

Os sólidos então devem ser dispensados.

O ghee poderá ser guardado, tampado, por tempo indeterminado, não sendo obrigatório conservá-lo em refrigerador.

Mariana Mesquita é terapeuta ayurvédica, praticante de Yoga e proprietária do restaurante Maha Mantra Culinária Saudável www.mahamantra.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário