Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Entrevista com Monja Coen

Participante Yoga pela Paz 2011
20 de agosto: meditação gratuita SESC Ipiranga – inscrições e agenda completa AQUI.

Como começou no caminho do Budismo? Através do Zazen: a prática da meditação silenciosa sentada do Zen Budismo. No final dos anos 70, ao participar de um retiro de sete dias e sete noites descortinei a beleza e a importância da meditação. Descobri a maravilha do Caminho de Buda. Penetrei o Caminho e sem perceber fui me tornando esse Caminho.

Como a prática mudou sua vida? A vida em si é mudança e movimento. Podemos escolher em que direção queremos que aconteça essa mudança. Mudei de drogas para respiração consciente, de orgias para liturgias, de rancores para compreensão, de pressa para a plena atenção, de barulho para o silêncio. Sempre o silêncio precioso da mente tranquila. E a presença absoluta – estar absolutamente presente, viva, alerta, aonde estou.
E estou sempre no aqui e no agora.

Coletivamente, como a Yoga pode melhorar o mundo? Yoga melhora o mundo. Yoga é consciência. Com ciência de si, de seu corpo e da vida da Terra. Reconhecer nosso espaço interno e o espaço que ocupamos. Saber usar esse espaço de forma harmoniosa e correta. Yoga melhora o mundo. Respiração consciente. Não é necessário o uso de drogas, de estimulantes, de calmantes. Basta alongar, torcer, reconhecer e, como dizia o velho amigo Patanjili: cessar as oscilações da mente. Não é cessar a mente – esta deve se manter lúcida, brilhante, irradiante. É cessar as oscilações, sair da bipolaridade e encontrar a tranquilidade de Nirvana.

O que te traz paz? Yoga, Zazen, correr, pedalar, ouvir o silêncio e o vento, sentir as ondas do mar. A luz do sol na fresta da janela, os grãos de poeira a voar.

Samadhi dos samadhis.

A paz traz a vida. A vida em paz.
Como dizia Mahatma Gandhi "Não há caminho para a paz. A paz é o Caminho".

Mãos em prece
Monja Coen


Nenhum comentário:

Postar um comentário