Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Vapor da beleza


Por Mariana Mesquita

Já existe uma lista infindável de cremes, máscaras e loções que prometem fazer verdadeiros milagres pela nossa pele, mas o conceito de beleza segundo o Ayurveda tem uma dimensão muito maior: estilo de vida, alimentação e Yoga e Meditação. A digestão e o bom funcionamento do intestino são essenciais para manter um corpo saudável, refletindo a beleza através de uma pele viçosa, olhos luminosos e cabelos brilhantes.

Podemos dar uma mãozinha e adotar uma técnica muito aplicada na Índia, Swedana (sauna) facial.

Para isso, você tem que saber o seu tipo de pele e dar uma olhada no que a natureza pode lhe oferecer.

Para fazer o vapor com as plantas medicinais, ferva 1/2 litro de água e adicione 2 mãos cheias de uma das combinações de ervas indicadas abaixo. Desligue o fogo, tampe e mantenha assim por 2 minutos. Coloque a mistura em uma tigela e adicione 5 gotas de óleo essencial. Mantenha o rosto cerca de 30 cm acima da superfície da água, cubra a cabeça e o recipiente com uma toalha, fazendo uma espécie de tenda de vapor. Permaneça com a cabeça nela por 5 minutos ou até perceber que seu rosto todo esteja molhado de vapor.

Combinações Herbais
Pele Oleosa (pitta): louro, alcaçuz, funcho, lavanda, melissa, capim-limão, rosa e sândalo diminuem a oleosidade e ajudam na eliminação das toxinas e a fechar os poros. Óleos Essenciais: limão, cipreste e zimbro.

Pele Normal (kapha): alcaçuz, rosa, sândalo, louro, camomila, cravo e lavanda promovem a desintoxicação da pele ao remover os resíduos de maquiagem, cremes e poluição. Óleos Essenciais: lavanda, gerânio, bergamota e sândalo. 

Pele Seca (vata): como tem ação emoliente, louro, alcaçuz, camomila, dente de leão, rosa e sândalo promovem uma maior hidratação da pele. Óleos Essenciais: rosa, sândalo e camomila.

Pele Envelhecida (mais sobre rejuvenescimento aqui): louro, alcaçuz, anis, canela, cravo, eucalipto, funcho, gengibre, hortelã e pinho para devolver o viço e o frescor à pele, tonificando-a. Óleos Essenciais: melissa ou sálvia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário