Por Núbia Teixeira e Jai Uttal (Núbia é professora de Yoga e dará aulas no SESC Pompeia. Jai é musico, multi-instrumentista e se apresentará no II Congresso Internacional de Yoga e Ayurveda e no Parque do Ibirapuera.)
Pranayama (exercício respiratório) e kirtan (canto devocional) são duas práticas que nos foram dadas pelos antigos sábios como forma de conexão com a fonte divina usando nosso corpo físico e emocional.
Nossa respiração é uma das ligações mais palpáveis entre o mundo que “enxergamos” e o “invisível”. É a conexão entre nosso meio interno e externo, a linha que costura o mundano e o sagrado.
O caminho do Bhakti Yoga (Yoga Devocional) é aquele de relacionamento pessoal com o Divino; um caminho para criar uma ligação inseparável com o espírito em nossa vida diária.
A respiração e o canto estão muito conectados, são formas de nos relacionarmos com o Divino e com o mundo por meio de nossos corações e corpos sutis.
Quando inspiramos, nutrimos nosso corpo energético; quando espiramos ou cantamos, nutrimos os outros com nossos desejos mais elevados de que todos os seres experimentem paz, amor e felicidade.
Então, por favor, respirem com consciência e cantem com seus corações, beneficiando você e todos os seres.
Texto publicado na revista Prana Yoga Journal, edição de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário