Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

II Congresso Internacional de Yoga e Ayurveda

Em três dias de atividades, o Congresso realizado no Sesc Pompeia, como parte da programação do Yoga pela Paz 2010, reuniu estudantes do Brasil inteiro para receber ensinamentos de professores de diversos países do mundo.

Recebemos os médicos indianos Acharya Balkrishna, do renomado instituto de Yoga e Ayurveda Patanjali Yogpeeth (Haridwar – Índia) e o Dr. Suhas Kshirsaga. Este último, que ensinou a importância da astrologia em tratamentos e diagnósticos ayurvédicos, fez parte da experiência de meditação em Washington (EUA) que inspirou o Yoga pela Paz.
Swami Chidananda Saraswati, que já participou das últimas edições do Yoga pela Paz, falou sobre como manter nossa paz interna no dia a dia e seus ensinamentos foram complementados por Sadhvi Bhagawati que palestrou sobre a importância da consciência ecológica no desenvolvimento espiritual.

O acadêmico americano Christopher Tompkins falou sobre os Tantras, antigos textos de onde se originou a prática de Hatha Yoga e que chegaram até nós nos dias de hoje. Com acesso a textos há muito perdidos, Christopher compartilhou pela primeira vez mantras poderosos e práticas.

Entre os palestrantes brasileiros, contamos com a presença da Dra. Maísa Misiara e Fernanda Leite Ribeiro apresentando os resultados de tratamentos que combinam Ayurveda e o método de Self-Healing em tratamentos de problemas da visão. Dr. José Ruguê, um dos precursores do Ayurveda aqui no Brasil, ministrou uma palestra sobre a utilização do Ayurveda na prevenção de doenças comuns hoje em dia e a professora Márcia De Luca apresentou as diretrizes para uma prática de Yoga eficaz para cada um dos biótipos ayurvédicos (vata, pitta e kapha).

Ainda entre os brasileiros, tivemos o terapeuta ayurvédico Gil Kehl falando sobre o papel do terapeuta nos tratamentos, Dra. Maria de Fátima Martinhão falando sobre o poder de cura das ervas ayurvédicas, os professores de Yoga Sergio Carvalho e Sergio Oliveira falando sobre o papel da tradição nos tempos modernos.

Para completar a celebração de transmissão de tantos ensinamentos, tivemos um kirtan do cantor americano Jai Uttal, onde o Bhakti Yoga (Yoga da Devoção) foi colorido com percussão brasileira em uma mistura de etnias que colocou todo mundo para dançar.

Agradecemos muito a presença de todos e esperamos que todos possam utilizar todo esse conhecimento para ajudar a construir um mundo melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário