Recebemos os médicos indianos Acharya Balkrishna, do renomado instituto de Yoga e Ayurveda Patanjali Yogpeeth (Haridwar – Índia) e o Dr. Suhas Kshirsaga. Este último, que ensinou a importância da astrologia em tratamentos e diagnósticos ayurvédicos, fez parte da experiência de meditação em Washington (EUA) que inspirou o Yoga pela Paz.

O acadêmico americano Christopher Tompkins falou sobre os Tantras, antigos textos de onde se originou a prática de Hatha Yoga e que chegaram até nós nos dias de hoje. Com acesso a textos há muito perdidos, Christopher compartilhou pela primeira vez mantras poderosos e práticas.
Entre os palestrantes brasileiros, contamos com a presença da Dra. Maísa Misiara e Fernanda Leite Ribeiro apresentando os resultados de tratamentos que combinam Ayurveda e o método de Self-Healing em tratamentos de problemas da visão. Dr. José Ruguê, um dos precursores do Ayurveda aqui no Brasil, ministrou uma palestra sobre a utilização do Ayurveda na prevenção de doenças comuns hoje em dia e a professora Márcia De Luca apresentou as diretrizes para uma prática de Yoga eficaz para cada um dos biótipos ayurvédicos (vata, pitta e kapha).
Ainda entre os brasileiros, tivemos o terapeuta ayurvédico Gil Kehl falando sobre o papel do terapeuta nos tratamentos, Dra. Maria de Fátima Martinhão falando sobre o poder de cura das ervas ayurvédicas, os professores de Yoga Sergio Carvalho e Sergio Oliveira falando sobre o papel da tradição nos tempos modernos.
Para completar a celebração de transmissão de tantos ensinamentos, tivemos um kirtan do cantor americano Jai Uttal, onde o Bhakti Yoga (Yoga da Devoção) foi colorido com percussão brasileira em uma mistura de etnias que colocou todo mundo para dançar.
Agradecemos muito a presença de todos e esperamos que todos possam utilizar todo esse conhecimento para ajudar a construir um mundo melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário