Páginas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Corpo

Por Dr. Suhas G. Kshirsagar BAMS, MD (médico treinado nas tradições ayurvédicas, especializado em Astrologia Védica e palestrante do II Congresso Internacional de Yoga e Ayurveda).

O Ayurveda é uma medicina filosófica com um corpo de conhecimento desenvolvido para ajudar as pessoas a terem vitalidade e assim realizarem seu potencial humano máximo. Ao fornecer diretrizes para uma rotina diária, dieta, comportamento, controle de estresse e o uso correto dos sentidos, o Ayurveda nos lembra que a saúde é apenas um subproduto da iluminação. Ela restaura a integração dinâmica entre o meio, o corpo, a mente e o espírito.

O Ayurveda fornece ferramentas que ajudam a viver em harmonia com nosso meio natural. Isso significa, por exemplo, preparar seu alimento de forma a equilibrar os efeitos da estação do ano em nosso corpo e mente. Viver em acordo com as leis da natureza nos ajudará a manter um ecoequilíbrio perfeito.

Você não precisa reinventar completamente sua vida de tempos em tempos, mas deveria fazer pequenas mudanças de rotina ao longo do ano e, assim, conviver em harmonia com a estação. Enquanto os supermercados fornecem todos os alimentos durante todo o ano, existe uma sabedoria em comer alimentos que aquecem o corpo no inverno e frutas refrescantes no verão.

Prevenção, tomar conta da sua própria saúde e bem-estar, levar uma vida sustentável, respeitar a natureza seguindo os seus ritmos, construir uma comunidade vibrante e restringir a ganância material são valores Ayurvédicos simples que tornarão todo o mundo um lugar sáttvico (puro) melhor.

Texto publicado na revista Prana Yoga Journal, edição de julho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário