Páginas

terça-feira, 13 de abril de 2010

O Ashtanga Vinyasa Yoga como Terapia

Sessão de perguntas e respostas do workshop com o professor Manju Jois em Florianópolis, SC.

Manju Jois estará em Florianópolis (SC) pela terceira vez esse ano, de 09 a 15 de abril. Mais informações: http://ashtangasoul.blogspot.com/p/cursos-e-eventos.html

O Ashtanga Vinyasa Yoga se tornou um dos métodos mais divulgados de Yoga por ser uma prática fisicamente exigente e pelos adeptos famosos que conquistou. A prática é formada por séries fixas de asanas (posturas de Yoga) feitas de forma fluida e as posturas são ligadas umas as outras pela respiração (vinyasa).
Como as seqüências podem ser intensas a prática é reconhecida quase como uma malhação e por lesionar seus praticantes. Mas a origem dessa prática, formatada pelo pai de Manju Jois, Pattabhi Jois e seu professor Krishnamacharya, tem uma finalidade terapêutica, como explica Manju na abaixo.



Por que as posturas do Ashtanga foram organizadas em grupos?
Você aprende passo a passo. Começa o surya namaskar (saudação ao sol), depois aprende as posturas primárias, intermediárias e avançadas. É feito dessa forma para que as pessoas aprendam, mas depois você escolhe as posturas que são boas para seu problema. Depois que aprender a sequência, verá qual postura faz bem para o que. Então escolhe a postura que você precisa e permanece cada vez mais tempo nessa postura e seu problema desaparecerá.

Depois de descobrir qual postura resolve meu problema, tenho que fazer a sequência inteira ou somente a postura indicada?
Você precisa fazer o surya namaskar A para aquecer seu corpo e depois deve fazer todas as posturas em pé. Só então pode ir para a postura que quer. Os asanas são como remédios e é bom sempre finalizar as práticas com os pranayamas (exercícios respiratórios) e os mantras.



Como o Ashtanga cura?
A medicina ocidental resolve o problema, mas não destrói sua causa. O Yoga vai direto à raiz do problema. Existem muitos bloqueios em nosso corpo e as posturas ajudam a desfazer esses bloqueios. Com a prática de asanas, você melhora o sistema circulatório e lugares que não recebiam oxigênio suficiente passam a receber. Todos os problemas no corpo começam com má circulação e má respiração. É assim que o Yoga funciona, melhorando a circulação e corrigindo a respiração.
Se você pratica com uma boa respiração ujjai e depois faz os pranayamas é como se fizesse uma limpeza completa do "motor" do seu corpo. O Yoga leva tempo para curar, mas é garantido.



Você sabe dos efeitos da prática de Ashtanga para quem tem colesterol alto?
Bom, o Ashtanga Yoga não cura tudo, pois algumas doenças que temos são genéticas. Eu tinha uma saúde perfeita e até completar 63 anos não sabia que tinha um problema no coração. Toda a família da minha mãe morreu de problemas cardíacos, é genético.
Estava andando no aeroporto em Londres e meu peito começou a doer, minha mão começou a doer. Então parei e comecei a fazer pranayama até me livrar disso. Fui pegar minha bagagem e senti novamente a dor e soube na hora que tinha um problema no coração. Comecei a fazer surya bedhana pranayama, saí de lá e dei duas semanas de workshop. A primeira coisa que fazia ao acordar eram os exercícios respiratórios, precisava me manter vivo para voltar para casa!
Quando cheguei em casa, na Califórnia, fui direto ao cardiologista. Fiz um raio-x do coração e assim que o médico viu, perguntou qual era o meu trabalho. Disse que ensinava Yoga, o médico se interessou, expliquei sobre os pranayamas no aeroporto e o médico disse: "Bom, de acordo com o raio-x do seu coração, você deveria estar morto!" O médico então explicou que o pranayama ajudou a suprir com oxigênio o coração que estava debilitado. É por isso que eu falo para todos fazerem os exercícios respiratórios, são muito bons para a saúde.

Fotos: Rosangela Castellari
www.aryoga.com.br
youaregiventofly.blogspot.com
www.flickr.com/photos/rocastellari


Nenhum comentário:

Postar um comentário