O escalador Eduardo Sobrosa procurou uma aula de Yoga para melhorar seu desempenho nas rochas. Os benefícios e a filosofia acabaram transformando Eduardo em professor. Veja suas dicas de como melhorar as duas práticas.
Há quanto tempo você escala?
Escalo há 13 anos e pratico Yoga há 6 anos.
Como o Yoga te ajuda na prática de escalada?
Principalmente com as técnicas de respiração. É muito importante parar para perceber a respiração, e manter as emoções sob equilíbrio é fundamental, porque se entrar em desespero, cai.
Quais são os principais problemas do escalador?
Os problemas mais comuns de quem escala são algumas lesões nos ombros e nos dedos e essas são as regiões que devem ser fortalecidas. O Yoga pode ajudar nisso, além de melhorar o alongamento. O escalador precisa de alongamento para ter mais amplitude de movimento, caso contrário seus movimentos ficam limitados e ele não consegue estender muito os braços ou subir muito as pernas.
Como você acha que a escalada ajuda na prática de Yoga?
Na verdade, acho que o Yoga ajuda mais a escalada, mas um aspecto importante é o fato de que o Yoga trata de filosofia e da prática de auto-observação, mas na escalada não podemos parar para pensar sobre isso. Durante a escalada, você está tão integrado com o momento presente que nada pode te tirar daquilo, senão algo pode dar errado. Mas podemos estar em uma aula de Yoga pensando em outra coisa.
Quais posturas você indicaria para quem escala?
Acho que alguns aquecimentos antes de escalar são recomendados, como a postura do guerreiro II para aquecer bem as pernas, o trikonasana e o parivrta trikonasana para trabalhar a flexibilidade da lateral do tronco e o uttanasana para relaxar bem as costas e a parte posterior das pernas antes de entrar na parede.
Eduardo Sobrosa: yogakailash.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário