Páginas

terça-feira, 13 de abril de 2010

Aspectos da Prática de Ashtanga Vinyasa Yoga

Sessão de perguntas e respostas do workshop com o professor Manju Jois em Florianópolis, SC.

Manju Jois estará em Florianópolis (SC) pela terceira vez esse ano, de 09 a 15 de abril. Mais informações: http://ashtangasoul.blogspot.com/p/cursos-e-eventos.html

Entenda mais sobre uma das práticas mais populares da atualidade, o Ashtanga Vinyasa Yoga, em uma sessão de perguntas e respostas com o filho do criador do método, Manju Jois.



Qual é o objetivo da prática de Ashtanga?
O Ashtanga foi organizado em três séries, as outras foram inventadas com o tempo. O primeiro estágio da prática é chamado de Yoga Chikitsa, que é a purificação do corpo. Para alcançar um certo estágio da mente, você primeiro precisa trabalhar com seu corpo para garantir que não tem nenhuma doença. Normalmente, as doenças começam no sistema digestivo, se você não consegue digerir sua comida, esse é o começo do seu problema, tudo é bloqueado. Por isso, praticamos sempre com uddiyana bandha (fecho do abdome) e mula bandha (fecho da raiz), que são muito importantes para a prática. Depois que o seu estômago está totalmente limpo, você fica cada vez mais saudável. Até a água que ingerimos deve sair.

Esse é um dos motivos pelo qual falamos em sempre manter a coluna ereta, isso afeta muito bem o cólon. Todas as posturas de flexão para frente também trabalham nos órgãos internos, pois comprimem essa região. Se permanecermos nessas posturas com a respiração profunda, aumentamos nosso fogo interno e esse calor viaja pelo corpo como corrente elétrica.

Nos tempos antigos, os sábios sabiam como acabar com a raiz dos problemas do corpo e a prática de asanas preparava um corpo saudável para sentar em meditação. O corpo deve ficar firme nas posturas, o calor gerado elimina tudo que é ruim no corpo, a respiração ujjayi (respiração vitoriosa) profunda é como se assoprasse o fogo e faz ele crescer. Quanto mais fogo é criado no corpo mais puro será. O Yoga é simples, todo o resto é que é complicado!



A prática também afeta o sistema nervoso?
A prática purifica tudo, incluindo o sistema nervoso. Não é algo que você precise pensar a respeito, é só praticar. O começo da prática aflora muitas emoções, as pessoas choram e às vezes profanam, aflora toda a raiva, frustração e é assim que se purifica o corpo. Quando você libera todo o medo, não tem mais nada a temer, seu medo é você mesmo.

A transpiração continua intensa mesmo em séries mais avançadas?
Não, o suor é um tipo de purificação e eliminação de toxinas. Às vezes é melhor não colocar seu tapete perto de um iniciante, você vai descobrir todos os problemas que ele tem, o suor nunca mente!

Na filosofia do Yoga é dito que quando as impurezas começam a sair do corpo o cheiro é de esgoto. Com a purificação, as toxinas são lentamente eliminadas, a circulação melhora e o corpo começa a receber muito oxigênio e lentamente seu suor passa a ter cheiro de perfume.

Qual o melhor horário para a prática, quando não se pode praticar de manhã?
Não importa, apenas pratique, na hora em que for possível. Uma oração pode ser feita a qualquer hora e o Yoga é como uma oração.

É comum o aparecimento de lesões?
Todos os asanas que fazemos têm uma geometria, devemos posicionar nosso corpo de acordo com cálculos geométricos. Asanas consistem de linhas paralelas, triângulos, círculos e por isso fazemos ajustes nas posturas. Quando se alinha uma postura, o corpo começa a sentir e você nunca se machuca.

Alguma dica para manter a disciplina na prática de Yoga?
Primeiramente, precisa ter paixão por qualquer coisa que queira fazer. Com a paixão, essa atividade começa a ser prioridade na sua vida, é o que quer fazer logo que acorda, passa a ser uma necessidade e você não consegue mais viver sem.

Como fazer para não perder o controle do mula bandha (fecho da raiz) no decorrer da prática?
Primeiro você começa praticando uddiyana bandha (que é mais fácil). Quando começa a fazer o uddiyana corretamente, o mula bandha acontece sem nenhum esforço, automaticamente. No uddiyana bandha, os músculos do abdome devem ir cada vez mais em direção às costas e então o mula bandha é automático.

O que fazer quando temos dificuldade em determinada postura?
Você deve permanecer mais tempo nela. Às vezes um lado é mais fácil do que o outro, então você deve colocar mais energia no lado "ruim".
O Yoga é sobre a prática, você não é obrigado a fazer todas as posturas, você tem que tentar sentar em uma postura e tirar o máximo de benefícios possíveis dela. Você pode fazer dez posturas corretamente em vez de 40 posturas erradas.



O que você tem para falar sobre a alimentação?
Devemos comer normalmente comidas sattvicas, que são leves. Muitos feijões, arroz e lentilhas são protéicos.
O ser humano não precisa comer carne, conseguimos todas as proteínas e vitaminas de outros alimentos como a lentilha. Eu nasci vegetariano, nunca comi carne na minha vida. Quanto mais vegetariano você se torna, melhor para seu corpo, é uma alimentação mais fácil de ser digerida. A comida precisa ser digerida, se fica parada no sistema digestivo, começa uma doença. A carne leva muito tempo para ser digerida.
Comer apenas quando sente fome também é um hábito muito saudável.

Organização: Ana Cláudia Lopes
ashtangasoul.blogspot.com

Fotos: Rosangela Castellari
www.aryoga.com.br
youaregiventofly.blogspot.com
www.flickr.com/photos/rocastellari


Nenhum comentário:

Postar um comentário