Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Uma Luz no Caminho

Por Tereza Freire

Vivemos em uma era de fragmentações: as famílias estão fragmentadas, as relações fragmentadas, o conhecimento fragmentado e não é à toa que nos sentimos tão isolados.

Sofremos porque nos vemos como indivíduos separados do todo. Essa separação nos traz uma sensação de falta, de vazio e faz com que pensemos que a felicidade está em algum lugar fora de nós. O que não percebemos em nossa ignorância espiritual é que nós já temos esta felicidade, apenas não conseguimos enxergar.

Segundo o conhecimento védico, nosso nascimento é resultado de punya e papa, ou seja, de méritos e deméritos. O que costumamos chamar de sorte é resultado de boas ações praticadas anteriormente, que nos deram conhecimento e experiência que se manifestam na vida em forma de prosperidade, talentos, proteção e sucesso.

O contrário de punya é papa, ou "mau karma", os resultados de ações não meritórias feitas no passado e que se manifestam em forma de dificuldades, dores, perdas e sofrimentos.

No entanto, precisamos compreender que estas dificuldades são grandes oportunidades para o crescimento espiritual, nossos problemas existem para nos ensinar.

Jyotish, a Ciência da Luz.

Segundo o Dr. David Frawley, o mapa astral védico é, provavelmente, o maior indicador do DNA da nossa alma. A astrologia védica é uma maravilhosa ferramenta de autoconhecimento, que deve ser consultada para que possamos desenvolver plenamente nossos dons e potencialidades.

A leitura do mapa astral nos proporciona insights profundos sobre os padrões de comportamento que insistimos em manter e que impedem nosso desenvolvimento espiritual. Podemos entender quais ações fizemos no passado, como elas estão afetando nosso presente e como provavelmente afetarão nosso futuro.

O mapa védico nos aponta a direção do dharma, nossa missão no mundo. Serve como uma bússola em nosso caminho, nos indicando que atitudes devemos tomar e como agir com discernimento.

O que somos no presente é resultado de nossas ações no passado e o que seremos no futuro depende nossas ações agora!

O verdadeiro sentido da palavra karma é ação. Todas as nossas palavras, pensamentos e ações geram resultados e carregamos os seus efeitos queiramos ou não.

O mapa védico faz uma radiografia de nossa alma, é a luz e a bússola ao mesmo tempo.

Ilumina e mostra a direção a ser tomada.

Tereza Freire é mestre em Historia Social pela PUC de São Paulo.
Diretora e roteirista do documentário "Caminhos do Yoga".
Formada em Hatha Yoga por Pedro Kupfer.
Escreve o blog: www.yoganavida.blogspot.com

Yoga pela Paz indica o livro Escrito nas Estrelas – Astrologia Védica no Dia a Dia, por Horácio Tackanoo.

Para adquirir o livro: www.casamoksha.com.br
Para consulta: www.astrologiavedica.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário