Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Tadasana

Ilustrações e edição: Madu Cabral

Tada
– montanha

Quando Usar (por Analu Matsubara)
Usamos a postura da montanha muitas vezes entre as séries de posturas em pé, para nos recuperarmos da anterior e voltarmos ao equilíbrio estável da montanha.

Alinhamentos (por Pedro Bara)
Em pé, junte os pés, unindo os dedões e os calcanhares. Leve o peso para a parte anterior dos calcanhares e alargue a bola e os dedos dos pés no chão.
A partir da ação dos pés contra o chão, eleve as patelas.



Leve as coxas anteriores para trás e traga o cóccix para dentro com a mesma intensidade. Coxas internas para trás. Estenda a coluna para cima. Role os ombros para trás e eleve o centro do peito.



Alinhe a parte de trás da cabeça com o sacro. Estenda os braços ao longo do tronco com as palmas na direção das coxas, relaxe os ombros e mantenha os dedos unidos e relaxados. Queixo paralelo ao chão, olhar para frente, relaxe o olhar e a face. Mantenha-se no presente.

Anatomia (por Carolina Langowski)
Essa postura, também conhecida por samasthiti (sama – em pé, reto, imóvel e sthiti – estabilidade), ativa a musculatura da parte superior das costas (principalmente romboides), aproximando as escápulas uma da outra e mantendo-as afastadas das orelhas.

A contração do abdome (uddhyana bandha) deve ser mantida, direcionando as últimas costelas (flutuantes) em direção ao umbigo.

Trabalha também toda a musculatura anterior e posterior e ativa a consciência de todos os músculos desde a sola dos pés até o topo da cabeça.

É uma postura muito importante para construir uma base equilibrada para os outros asanas.

Pedro Bara Zanotto graduado em Esporte pela USP. Praticante de Iyengar Yoga há 11 anos e certificado pela Associação Brasileira de Iyengar Yoga no nível Intermediate Junior 2. Professor e coordenador do Centro Iyengar Pôr-do-Sol. Ministra curso de formação de professores em Iyengar Yoga. www.centroiyengar.com.br

Analu Matsubara formou-se pelo Studio Surya e é certificada internacionalmente pelo Ramamani Iyengar Yoga Institute em Puna, Índia. Hoje dá aulas regulares e uma Formação de Professores em Iyengar Yoga. http://tinyurl.com/yhwhmws


Nenhum comentário:

Postar um comentário