Páginas

terça-feira, 13 de abril de 2010

Respiração e mantras para saúde

Sessão de perguntas e respostas do workshop com o professor Manju Jois em Florianópolis, SC.

Manju Jois estará em Florianópolis (SC) pela terceira vez esse ano, de 09 a 15 de abril. Mais informações: http://ashtangasoul.blogspot.com/p/cursos-e-eventos.html

O sistema do Ashtanga Vinyasa Yoga vai além da prática de asanas (posturas do Yoga). Quando ensinado da forma tradicional, como faz o professor Manju Jois, as posturas são apenas partes da prática, que sempre inclui os pranayamas (exercícios respiratórios) e os mantras.

Já ouvi falar que no Ashtanga os pranayamas são ensinados apenas para praticantes avançados. Você os ensina para iniciantes?
Começo a ensinar os pranayamas depois de três a seis meses de prática. Quando uma pessoa começa a praticar, ensino a respiração ujjayi (respiração vitoriosa) que não serve apenas para a prática, ela deve ser feita o tempo todo, 24 horas por dia.
No sistema do Ashtanga temos sete tipos de pranayamas, eu só ensino três, os outros não são importantes para nós.



A prática de asanas e pranayamas pode causar tonturas, por quê?
Quando começa a praticar, você passa a usar o corpo de uma forma que não está acostumado, como se respirasse um excesso de oxigênio e fica tonto. Mas algumas mudanças começam a acontecer no corpo e ele passa a se ajustar a essas práticas e você deixa de sentir essa tontura. Sua circulação também melhora: leva mais oxigênio e tira mais gás carbônico do corpo, é ciência! Quando tudo isso acontece em seu próprio laboratório, seu corpo entra em um pequeno choque e há tontura, confusão. Esses são estágios das mudanças do corpo.

É importante cantar os mantras em determinada frequência correspondente aos chakras?
Sim, os cantos védicos devem ser cantados em sua própria frequência e isso cria uma vibração que fica aqui, entre nós, depois de cantarmos. Se uma pessoa entra na sala, ela também recebe essa cura.
É por isso que na Índia temos que ir para o Sanskrit College, onde o ensino é feito de um professor para um aluno, como se fosse música. Eu canto mantras o dia inteiro, enquanto tomo banho, enquanto lavo a louça. Ajuda a fazer os serviços mais rapidamente!
Os mantras podem ser feitos o dia inteiro, porque quanto mais você faz, melhor para você, mas não faça o Gayatri à noite.

Organização: Ana Cláudia Lopes
ashtangasoul.blogspot.com

Fotos: Rosangela Castellari
www.aryoga.com.br
youaregiventofly.blogspot.com
www.flickr.com/photos/rocastellari


Nenhum comentário:

Postar um comentário