Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Base Segura

O exercício funcional já é bem conhecido e muito praticado no Brasil. Seus benefícios físicos são muito similares ao Yoga, já que deixam o corpo mais equilibrado, com força e flexibilidade.
Para quem já pratica Yoga, o exercício funcional pode ser um ótimo complemento físico para ajudar a fortalecer os músculos (principalmente do core) e evitar hiperflexibilidade.

A educadora física Hérica Sanfelice é especializada em treinamento funcional, além de professora de Yoga, e explica melhor os benefícios de ambas as práticas.
O que é exercício funcional? Não é totalmente errado dizer “exercício funcional”, mas este deve estar inserido dentro de um contexto de treinamento físico. Por exemplo, um treino funcional é elaborado para atender necessidades individuais envolvendo capacidades e atividades motoras específicas para cada indivíduo.

Baseado na metodologia do treinamento funcional, um treino específico é desenvolvido de acordo com características individuais, envolvendo todas as capacidades de forma equilibrada: força, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, resistência e velocidade, de acordo com as atividades-alvo do praticante – seja no esporte ou nas atividades diárias.
O grande diferencial deste treinamento é enfatizar movimentos e não somente músculos, tornando o corpo mais ágil e apto, portanto, mais funcional. Esta abordagem atual de condicionamento físico engloba de exercícios básicos até multiarticulares e multiplanares. Envolve a propriocepção (estimula sistema neuromotor), cria sinergia entre segmentos corporais e qualidades físicas, além de fortalecer o core – centro de energia física e energética do nosso corpo.

Os princípios podem ser aplicados na prática de Yoga? Como e por quê? Existem muitas técnicas de Yoga. Algumas com mais, outras com menos ênfase no fortalecimento da região do core. Os músculos do core são 29 pares de músculos que incluem: os oblíquos (interno e externo) o transverso do abdômen, os multífidos, o reto abdominal, os glúteos, o quadrado lombar e os músculos do assoalho pélvico. Nas práticas mais intensas de Hatha Yoga, é importante a ativação do core para estabilização da coluna, aumento de qualidade no movimento e segurança na execução dos asanas. Já nas práticas mais suaves, em que a respiração é feita pelo abdômen, por exemplo, eu recomendaria um treino paralelo para o tônus muscular, a força e a habilidade de estabilização da coluna.
No que diz respeito aos princípios do treinamento, o professor ou praticante de Yoga pode elaborar sua aula estimulando as capacidades – força, flexibilidade, agilidade (força+velocidade), coordenação, resistência e equilíbrio – e habilidades motoras desejadas com o amplo repertório do Yoga.

Quais os benefícios de praticar Yoga e exercício funcional? O objetivo é desenvolver o corpo integrado. O Yoga é um sistema completo, sem sombra de dúvidas: fortalece corpo, mente e alma. Regula os hormônios, ajuda na administração de estresse. Atletas se beneficiam muito do Yoga como complemento do treino específico, pois atingem mais equilíbrio mental e emocional nas competições. Já o treinamento funcional melhora não só a performance de atletas ou esportistas, mas também é importante para manter a saúde dos ossos e a vitalidade dos músculos de qualquer indivíduo, desde a  infância à terceira idade.
“Você é tão forte quanto seu elo mais fraco”, portanto trabalhar as deficiências, fortalecer as articulações e músculos estabilizadores, incluir estímulos diferentes no treino resulta numa vida mais saudável e plena, com mais prazer e menos dor, além de prolongar nossa independência nas AVDs (Atividades da Vida Diária) até idades mais avançadas. A prescrição dos treinos deve estar de acordo com as atividades-alvo para se somarem, e pra isso é bom ter o acompanhamento de um profissional.

Qual a importância desse conhecimento para o praticante de Hatha Yoga? Consciência! Novas possibilidades. O conhecimento expande os limites daquilo que percebemos como realidade.
Do ponto de vista técnico, as posturas do Yoga exigem flexibilidade excessiva. Quando uma pessoa pode movimentar suas articulações e ligamentos além do esperado, esta hiperflexibildade afeta toda a biomecânica do corpo e, caso não haja um fortalecimento muscular e articular (ligamentos, tendões) adequado, além de um trabalho neuromotor (proprioceptivo), isto pode gerar lesões e desequilíbrios posturais, dores e desconforto. 



Treinamento Funcional

3ª e 5ª das 9h30 às 10h30
com Hérica Sanfelice
Contato: (11) 2613-8825


Nenhum comentário:

Postar um comentário