Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Prática Sustentável

Por Carolina Borghetti
O sadhana, disciplina espiritual, é um dos maiores desafios de quem pratica Yoga, o sadhaka (aspirante espiritual).

Praticar Yoga envolve todo o nosso ser e todas as horas do nosso dia. O objetivo é aplicar o que aprendemos nos tapetinhos ao maior número de situações possível. Praticar Yoga é "estar presente", em todos os lugares a todos os momentos. No mat, em casa, no trabalho, com marido, filhos, amigos; em qualquer das situações, praticamos toda vez que estivermos conscientes do momento presente. Ou seja, Yoga está na atitude, no estado de consciência e não apenas na prática física.

Aproveite
Acredito que, assim como eu, muitos iogues mantêm a prática física de asanas porque ela nos ajuda a varrer os pensamentos, aquietar a mente e nos trazer de volta à nossa própria essência.

A agitação contemporânea nos leva a ficar longe demais de nós mesmos. O excessivo fluxo de informação nos causa uma agitação mental ainda mais intensa do que aquela que naturalmente já nos habita, nos afasta de nosso silêncio interno e nossa intuição.

Aprendi, nestes dez anos de prática, que pequenos propósitos nos levam a grandes conquistas. Quando iniciamos a prática, muitas vezes nos exigimos um sadhana demasiado rígido, e acabamos frustrados por não atingirmos as metas. Nossos dias são muito dinâmicos, nossos papéis sociais já nos exigem demais. Não permita que esta prática, tão completa e prazerosa, se torne mais um “compromisso” em sua agenda.

Rotina sustentável
Estabeleça um sadhana simples, porém constante.

Ao acordar, conscientize seu corpo. Espreguice e tome consciência de sua respiração. Perceba qual das narinas respira melhor, se há alguma obstrução, elas darão a dica de como está o seu estado mental (saiba mais AQUI).

Caso possa dedicar alguns minutinhos extras, faça jala neti (saiba mais AQUI) e respiração das narinas alternadas (veja vídeo AQUI)

Ao sair de casa, procure tomar uma atitude positiva. Seja resoluto, não alimente os problemas criando um drama mental, dedique a sua energia para encontrar a melhor solução. Estabeleça o propósito de passar o dia com contentamento e com disposição para enfrentar adversidades que possam surgir.

Procure dedicar alguns minutos do dia para a prática de asanas. Você sentirá grande bem-estar. Márcia de Luca nos garante que a prática de 12 surya namaskar (saudação ao sol) pela manhã e 12 chandra namaskar (saudação à lua) à noite são o segredo para a jovialidade do corpo. Tenha em mente que este é o ideal. Estabeleça o que é possível para você e pratique. Comece com dois ciclos completos de surya (se a prática for diurna) ou chandra namaskar (se a prática for após o pôr do sol). Aumente gradativamente, não ultrapasse o seu limite de conforto. Você conquistará a prática aos poucos, mas de forma definitiva.

Procure estabelecer uma rotina introspectiva em casa à noite. Não ouça música alta ou agitada. Evite televisão. Capriche no cardápio! Aproveite que está em casa e dedique seu tempo para cozinhar, alimentar-se bem, com saúde e prazer (boas receitas AQUI).
Lembre-se que você está alimentando as suas células para que elas funcionem de forma eficaz. Coma o necessário. Não estabeleça relação de compensação com a comida. Sacie a fome, não as carências.

Tome um banho e faça uma automassagem no corpo com óleo (aprenda a fazer AQUI). Tome um chá com propriedades sedativas.

Em um ambiente tranquilo e propício, sente-se em postura meditativa e aquiete-se por alguns minutos. Para facilitar o aquietamento, você pode praticar nadi shodana pranayama. Comece dedicando cinco minutos a essa prática de aquietamento (saiba como AQUI) e aumente o tempo gradualmente.

E com uma amorosa dose de paciência, nos tornamos mais presentes de acordo com as práticas que vão sendo incorporadas ao nosso dia a dia.

Mais sobre rotinas de saúde:

Carolina é psicóloga por formação, mas o coração a levou ao caminho do Yoga, onde encontrou as ferramentas que procurava na busca mais profunda por autoconhecimento. Há dez anos pratica, estuda e dedica-se ao Hatha Yoga. Suas aulas são personalizadas, voltadas às necessidades individuais


2 comentários:

  1. De grande contribuição esse post. Gratidão!

    ResponderExcluir
  2. Nossa tava precisando ler um texto assim.
    Disciplina de meditação 0%.

    ResponderExcluir