Páginas

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Cura pelo Toque

Por Márcia De Luca

Quando estimulada mediante toque ou massagem terapêutica, a pele libera uma incrível farmácia de elementos químicos que possuem efeitos curativos e agem sobre a fisiologia. Além de causar bem-estar, a massagem feita regularmente e o toque amoroso desintoxicam os tecidos do corpo, acalmam a mente e aumentam a resistência contra as doenças.

Massagear seu corpo diariamente com óleo é um aspecto importante de sua rotina diária. A massagem nutre os tecidos, melhora a circulação, aumenta o estado de alerta, facilita a desintoxicação e melhora a imunidade.

Especial para Você

A técnica de massagem pode ser mais delicada ou mais vigorosa dependendo do seu tipo físico. O tipo de massagem e o óleo que a acompanha podem ser personalizados de modo a equilibrar sua fisiologia psicofísica:

- Para aqueles que estão com o elemento ar em desequilíbrio, a massagem deve ser relativamente suave, utilizando óleos quentes e pesados como o de gergelim ou de amêndoas.

-Os que têm excesso de fogo se beneficiarão de massagens mais profundas e óleos como o de coco, de girassol ou de oliva.

- Ao tentar atenuar o elemento terra, faça uma massagem estimulante e vigorosa, que empregue óleos mais leves como de açafrão, girassol ou óleos mais quentes como de mostarda. Por acelerar a circulação e produzir um efeito revigorante, uma massagem seca, utilizando pós de ervas ou luva de seda, também é benéfica para equilibrar terra.

Automassagem

Deve-se tomar uma pequena quantidade de óleo, colocá-lo em um recipiente plástico fechado e deixá-lo sob a água quente da torneira para aquecê-lo ou aquecê-lo em banho-maria. É melhor fazer esta massagem no banheiro, pois não importa quanto cuidado você tome, ele pode pingar. Enquanto massageia seu corpo, mantenha uma atitude de amor e respeito, pois seu estado de espírito é tão importante quanto a técnica para obter os benefícios do toque de amor.

Comece pela cabeça: coloque uma colher de sopa de óleo quente no couro cabeludo e massageie vigorosamente com pequenos movimentos circulares, como se estivesse passando xampu.

Passe a massagear suavemente o rosto e as orelhas. Ponha uma pequena quantidade de óleo nas mãos e massageie o pescoço, frente e atrás e depois os ombros. Use a palma das mãos e os dedos.

Massageie vigorosamente os braços, fazendo movimentos circulares nas articulações (ombros, cotovelos e pulsos) e movimentos para cima e para baixo, nas partes longas.

Massageie o tronco fazendo movimentos circulares mais suaves e amplos sobre o peito, estômago e ventre. Faça movimento reto, de baixo para cima, sobre o externo. Depois de aplicar um pouco mais de óleo nas mãos e, sem se esforçar, massageie as costas e a coluna com movimentos para cima e para baixo, da maneira que puder.

Da mesma maneira que você massageou os braços, massageie as pernas, com movimentos circulares nas articulações e movimentos para baixo e para cima nas partes longas.

Com o restante do óleo, massageie vigorosamente os pés. Dê atenção especial aos artelhos.

Deixe ficar uma camada de óleo quase imperceptível no corpo, pois se acredita que seja muito benéfico para tonificar a pele e manter os músculos quentes durante o dia. Para finalizar a massagem, portanto, lave-se com água morna e sabonete suave.


Márcia De Luca escreveu esse texto para seu curso de Formação de Professores. É autora do livro Ayurveda – Cultura de Bem Viver (Editora de Cultura) e apresenta na Rádio Eldorado os Boletins Filosofia de Bem Viver. www.ciymam.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário